A catequese dos Pousos motiva ao Cuidado da Casa Comum em tempo natalício

O tema reaparece na comunidade em contexto natalício, por ser uma atitude de contemplação dos encantos de Deus por nós...

O Malaposta destaca a proposta IV do guião das atividades de advento e natal que se recebeu do Secretariado da Catequese da paróquia. Trata-se de fazer ecoar o tema que o Papa gritou em 2015, e cujo eco “ressoa por toda a terra”, cada vez mais acutilante.

O tema reaparece na comunidade em contexto natalício, por ser uma atitude de contemplação dos encantos de Deus por nós, e por ser relação com beleza, harmonia, nascimento e vida, dom…

Mas para gente crescida, a proposta pode ser mais que uma temporada de quatro ou cinco semanas, e tornar-se uma forma de vida.

Propomos um “sítio” muito interessante, para que se torne um local de referência regular, uma vez que vai acalentando e motivando os cuidados desta casa que é o mundo.

Diz assim o referido guião:

“Aqui (tema 4 – cuidar) a mensagem é a recordar as palavras do Papa Francisco: cuidar da casa comum. É o lema de um texto muito belo em que o Papa alerta para o carinho de todos pela natureza, pelo ambiente, pelos animais.

Convite a contrariar a destruição que parece implantada em tanto lado. Este cuidado tem que ser pragmático (ou seja: envolvente, sério, prático, concreto…). Conhecemos palavras clássicas: reciclar, reutilizar, reduzir, repensar, recusar… e podemos acrescentar: contemplar, conhecer, pintar ou fotografar, conversar, persuadir… É um sem número de atitudes e convicções que podem levar a gestos infindáveis.

E uma coisa é certa: o ambiente ou a natureza não se esquecerá de nenhum dos nossos gestos!

O documento do Papa Francisco “Laudato si” trata do cuidado com o meio ambiente e com todas as pessoas, bem como de questões mais amplas da relação entre Deus, os seres humanos e a Terra. O subtítulo da encíclica, “Sobre o Cuidado da Casa Comum”, reforça esses temas-chave.”

Proposta da catequese paroquial:

  • Inicia neste advento um processo de relação com o documento de 2015 que o Papa Francisco escreveu: “Laudato si”
  • Pratica as recomendações do documento de 2020 “A caminho para o cuidado da casa comum – Cinco anos depois da Laudato Si”; trata-se de um “manual” de aplicação da encíclica antes referida
  • Procura ver o filme/ documentário “A Carta”, estreado em 4 de outubro de 2022
  • Associa-te ao “sítio” https://casacomum.pt/ porque nos parece um trabalho excelente e atualizado, sobre um tema tão interessante quão importante

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress