Faleceu o padre José Martins Alves

6.255 visualizações

O padre José Martins Alves faleceu na madrugada de quarta-feira, 14 de outubro, aos 60 anos de idade, na sua residência, na Azoia. O sacerdote, ordenado em 1992, exercia atualmente o ministério na Unidade Pastoral de Marrazes, Barosa, Parceiros e Azoia. Ao longo de 34 anos de sacerdócio, desempenhou diversas responsabilidades pastorais e diocesanas.

A Diocese de Leiria-Fátima comunica, com profundo pesar, o falecimento do padre José Martins Alves, ocorrido na madrugada de 14 de outubro de 2026, na sua residência, na paróquia da Azoia.

Natural do Arrimal, onde nasceu a 12 de janeiro de 1966, era filho de Joaquim Paulo Alves e de Maria Amado Martins. Foi ordenado presbítero a 5 de julho de 1992, no Santuário de Fátima, por D. Alberto Cosme do Amaral, então bispo da Diocese de Leiria-Fátima.

À data do falecimento, exercia as funções de pároco in solidum na Unidade Pastoral de Marrazes, Barosa, Parceiros e Azoia, sendo titular das paróquias da Azoia e da Barosa. Integrava também, desde julho de 2026, a Direção da Casa Diocesana do Clero, na qualidade de tesoureiro.

Neste momento de luto, a Diocese de Leiria-Fátima recorda com gratidão a sua vida e o serviço prestado à Igreja, manifestando a sua proximidade e solidariedade à família, aos irmãos sacerdotes e às comunidades paroquiais que acompanhou ao longo do seu ministério.

A Diocese convida todos os fiéis a unirem-se em oração pelo seu eterno descanso, confiando-o à misericórdia de Deus, na esperança da ressurreição.

As informações relativas às cerimónias fúnebres serão divulgadas através dos canais oficiais da Diocese, logo que estejam confirmadas.

Celebrações exequiais

As celebrações de despedida do padre José Martins Alves decorrem nos dias 16 e 17 de outubro, de acordo com o seguinte programa:

  • Sexta-feira, 16 de outubro: Missa às 19h00, na Igreja Paroquial da Barosa.
  • Sábado, 17 de outubro: Laudes às 10h00, na Igreja Paroquial da Azoia.
  • Sábado, 17 de outubro: Missa às 14h30, na Igreja Paroquial do Arrimal, seguida de cortejo fúnebre para o cemitério local.
Imagem actual: Jose Martins Alves

Percurso biográfico e pastoral

Nasceu a 12 de janeiro de 1966, no Arrimal, filho de Joaquim Paulo Alves e de Maria Amado Martins.

Ingressou no Seminário de Leiria em outubro de 1978, onde concluiu a sua formação em julho de 1991. Foi ordenado presbítero a 5 de julho de 1992, no Santuário de Fátima, por D. Alberto Cosme do Amaral.

Um mês após a ordenação, foi nomeado vigário paroquial de Albergaria dos Doze e de São Simão de Litém, funções que exerceu até setembro de 1993. Nesse mesmo mês, assumiu a paroquialidade de Carnide, onde permaneceu até 1995. Em outubro de 1994, iniciou também o serviço pastoral na Bidoeira, primeiro como vigário paroquial e, a partir de outubro de 1995, como pároco, missão que desempenhou até outubro de 1998.

De outubro de 1998 a setembro de 2009, foi pároco de Carvide e de Monte Real. Em outubro de 2009, assumiu as paróquias de São João e de São Pedro, em Porto de Mós, onde permaneceu até setembro de 2024. Foi igualmente pároco de Alcaria entre outubro de 2009 e setembro de 2014.

Ao longo do seu ministério sacerdotal, desempenhou também responsabilidades diocesanas. Foi assistente do Renovamento Carismático Católico, entre 2011 e 2019, e diretor da Casa Diocesana do Clero, entre 2018 e 2021.

Em setembro de 2024, iniciou funções como pároco in solidum da Unidade Pastoral de Marrazes, sendo titular das paróquias de Azoia e da Barosa. Desde julho de 2026, exercia também o cargo de tesoureiro da Direção da Casa Diocesana do Clero.

Ao longo de mais de três décadas de ministério sacerdotal, o padre José Martins Alves serviu diversas comunidades da Diocese de Leiria-Fátima, dedicando-se à missão pastoral e assumindo responsabilidades ao serviço da Igreja diocesana.

Siga-nos nas redes sociais:

Leia esta e outras notícias na...

NEWSLETTER

Receba as notícias no seu email​
Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

plugins premium WordPress