A edição n.º 72 do boletim «Mosteiro», da Unidade Pastoral de Batalha, Calvaria e Reguengo do Fétal, publicada a 27 de setembro de 2026, destaca as festas em honra de Nossa Senhora do Fétal e propõe uma reflexão sobre o papel das tradições na construção e renovação das comunidades cristãs. A publicação apresenta ainda as principais celebrações da semana e anuncia a Assembleia Diocesana da Rede Mundial de Oração do Papa.
Festas de Nossa Senhora do Fétal mobilizam comunidade
O Reguengo do Fétal vive, ao longo desta semana, as festas em honra de Nossa Senhora do Fétal, com celebrações que envolvem também diferentes lugares da comunidade. O programa inclui momentos de oração mariana na segunda-feira, dia 28, no Reguengo, seguindo-se celebrações na Alcaidaria e Alcanadas, dia 29, e nas Garruchas, dia 30.
Na sexta-feira, 2 de outubro, haverá missa às 19h30 e, às 20h00, uma celebração com os jovens. Um dos momentos centrais acontece no sábado, dia 3, com missa às 20h00 no Reguengo, seguida de procissão até ao Santuário de Nossa Senhora do Fétal. No domingo, dia 4, será celebrada missa no Santuário às 11h00.
Boletim desafia comunidade a renovar as festas
A propósito das festas de Nossa Senhora do Fétal, o boletim propõe uma reflexão sobre a importância das tradições para a vida comunitária. O texto sublinha que as festas constituem oportunidades de encontro entre gerações e de aproximação daqueles que estão mais afastados da vida da Igreja.
A reflexão aponta também para a necessidade de renovar algumas formas de organização, simplificar procedimentos e procurar novos caminhos, preservando a memória recebida. A participação e a disponibilidade de cada pessoa são apresentadas como essenciais para construir uma comunidade mais ativa e corresponsável.
Rede Mundial de Oração do Papa reúne-se em assembleia diocesana
A Rede Mundial de Oração do Papa da Diocese de Leiria-Fátima realiza a sua Assembleia Diocesana no dia 18 de outubro, a partir das 14h30, na Igreja do Seminário Diocesano de Leiria. O encontro destina-se aos zeladores, associados e amigos do serviço e integra oração, formação e preparação do novo ano pastoral.
O programa prevê uma conferência sobre a exortação apostólica «Dilexit te», do Papa Leão XIV, seguindo-se a apresentação e programação das atividades para o próximo ano.