50.º Encontro Nacional da Pastoral Litúrgica é ocasião de agradecer «caminho percorrido» e oportunidade para pensar futuro

91 visualizações
Foto Agência ECCLESIA/TAM

O 50ºEncontro Nacional da Pastoral Litúrgica, que se realizará entre 27 e 30 de julho, em Fátima, vai agradecer o percurso traçado até então e será uma oportunidade para pensar o futuro, afirmou o novo diretor do secretariado nacional que promove a iniciativa.

“O encontro deste ano é também uma ocasião para agradecermos este caminho percorrido, todos aqueles que participaram nestes encontros ao longo destes anos, aqueles que nos ensinaram a aprofundar o sentido do mistério litúrgico, aqueles que nos ensinaram a cantar, aqueles que nos ensinaram a celebrar com beleza, com profundidade e com verdade”, afirmou o padre Joaquim Ganhão.

Na mensagem vídeo transmitida no programa Ecclesia de hoje, o responsável refere que o evento vai permitir olhar para o horizonte desta iniciativa, que terá como tema “A Liturgia, vida da Igreja”.

“Chegámos aos 50 anos, vamos ver agora e repensar estes encontros em termos de futuro, mas isso, como costumamos dizer, o futuro a Deus pertence, mas também nos pertence a nós no sentido de refletirmos e podermos repropor este caminho da formação litúrgica para as dioceses portuguesas”, indicou.

O sacerdote, da Diocese de Santarém, lembra que a atualidade é marcada por outros “contextos” e “desafios”, enfatizando que prevalece sempre a intenção de viver, celebrar com beleza, com verdade e com dignidade a liturgia.

“Estes encontros de Pastoral Litúrgica têm-nos ensinado a celebrar e a crescer na compreensão do mistério litúrgico e concretizam, de certo modo, aquilo que o Papa Francisco nos lembrava na [carta apostólica] ‘Desiderio desideravi’, quando dizia que precisamos de assumir a formação para a liturgia e a formação pela liturgia”, disse.

O padre Joaquim Ganhão recorda que participa nesta iniciativa anual desde o 8ºencontro e salienta como “foi bom” para o seu “percurso de crente”, “de descoberta de Deus” e do mistério de Cristo”, sobretudo no que respeita a perceber a “beleza da celebração litúrgica” e do canto.

Siga-nos nas redes sociais:
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

NEWSLETTER

Receba as notícias no seu email​
Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress