Fiéis e párocos de Alburitel, Senhora das Misericórdias, Senhora da Piedade e Seiça reuniram-se, hoje, em Ourém, para uma assembleia comemorativa do primeiro aniversário da sua unidade pastoral. Começou com a animação e oração, seguindo-se uma breve meditação do seminarista Miguel Francisco sobre a Unidade Pastoral como experiência de caminho sinodal a partir do Batismo.
Através da partilha em grupo, avaliou-se o caminho percorrido, ao longo deste primeiro ano. Os participantes consideraram positiva a manutenção dos ritmos e organismos de cada paróquia, a possibilidade de maior relação e colaboração, a realização conjunta e descentralizada de atividades na área formativa, o envolvimento dos jovens com várias iniciativas para participarem na peregrinação jubilar a Roma. Entre os aspetos menos conseguidos, contam-se o desconhecimento de muitas pessoas sobre este caminho, a pouca rotatividade dos párocos, a falta de iniciativas para envolver mais jovens na vida da Igreja. Como desafios, foram apontados a dinamização dos mais novos, fomentar maior participação das pessoas nas missas e atividades, a capacitação através da formação, dar maior relevo e dinamização aos conselhos pastorais paroquiais, promover uma catequese mais em saída, fazer juntos o encerramento do ano pastoral e cuidar da comunicação.
Quanto à continuidade para este ano, foram mencionadas as atividades já em execução ou em programa: formações de iniciação à liturgia e à leitura da Bíblia ; preparação de jovens adultos para o Batismo / Crisma ; peregrinação de jovens a Taizé; atividade com o nono ano de catequese; rosário e procissão de velas em maio; formação dos ministros extraordinários da comunhão para presidirem a celebrações litúrgicas; reuniões mais ou menos quinzenais dos párocos e os encontros da equipa de coordenação pastoral.
A assembleia terminou em ambiente de confraternização com um lanche partilhado, o canto dos parabéns e a partilha do bolo de aniversário. Foi anunciada a intenção de se continuar a comemorar anualmente o aniversário da Unidade Pastoral.
Esta Unidade Pastoral é constituída pelas quatro paróquias acima mencionadas, lideradas e servidas por três párocos, um diocesano e dois dos missionários do Verbo Divino. Tem já constituída uma equipa de coordenação pastoral formada pelos párocos e dois fiéis leigos de cada paróquia. Reúne-se periodicamente para cumprir a sua missão de discernimento, realização e avaliação de atividades comuns.