Em pleno Jubileu de 2025, o Papa Leão XIV escolheu como tema do Dia Mundial dos Pobre que se celebra no próximo dia 16 de novembro, as palavras do salmista: “Tu és a minha esperança” (cf. Sl 71, 5). Palavras que brotam de um coração oprimido por grandes dificuldades, mas que continuam alicerçadas nessa “confiança inabalável de que a esperança n’Ele não dececiona”. Porque não conta com seguranças nem das riquezas nem do poder, a esperança do pobre “só pode repousar noutro lugar”, e ensinam a todos a fazer esta passagem entre as “esperanças que passam e a esperança que permanece”, aquela que pode fazer de verdade o coração feliz.
“A esperança cristã é como uma âncora, que fixa o nosso coração na promessa do Senhor Jesus, que nos salvou com a sua morte e ressurreição e que retornará novamente no meio de nós. Esta esperança continua a indicar como verdadeiro horizonte da vida os «novos céus» e a «nova terra» (2 Pe 3, 13), onde a existência de todas as criaturas encontrará o seu sentido autêntico, visto que a nossa verdadeira pátria está nos céus (cf. Fl 3, 20)”.
Na continuidade dos últimos anos, o Serviço Diocesano de Catequese lança a presente proposta que procura fomentar a vivência do Dia Mundial dos Pobres com as crianças e adolescentes da catequese e as suas famílias, promover a interação da catequese com os serviços caritativos locais, e preparar a vivência da campanha para o tempo de Advento.
Materiais:
Proposta para o Dia Mundial dos Pobres [http://l-f.pt/Ypav]
Mensagem do Papa Leão XIV [http://l-f.pt/TppI]