Coimbra, 26 set 2025 (Ecclesia) – Nelson Pimenta, diretor digital do Grupo Renascença, afirmou que os novos desafios da comunicação exigem “criatividade e inovação”, convidando a não ter medo do futuro.
“São ciclos: temos de adaptar-nos ao que aí vem e não ter medo do desconhecido, mas ter a capacidade de enfrentar os problemas e saber que há soluções inovadoras”, disse à Agência ECCLESIA, durante as Jornadas Nacionais de Comunicação Social, no Seminário Maior de Coimbra.
O especialista dinamizou um workshop sobre ‘Storytelling digital: como criar conteúdos com impacto e relação’, no qual defendeu que, num mundo “inundado por múltiplas comunicações”, é necessário acrescentar “ingredientes” que façam a diferença. “Eu transformaria os corantes e conservantes em criatividade e inovação”, afirmou.
Na sua intervenção, explicou dois métodos aplicáveis à comunicação nas redes: a viralidade e o ritmo. “O facto de ser viral encaixa exatamente com o comunicar nas redes sociais, ponto a ponto, explicando como se faz”, disse, sublinhando ainda a importância de pensar sempre no público-alvo, seja num texto, num vídeo ou numa imagem.
O diretor digital destacou que a reação dos utilizadores deve ser valorizada: “Podemos lançar três vídeos e apenas um ser imensamente partilhado, esse é que é o vencedor”.
Nelson Pimenta lembrou o elevado consumo de internet e redes sociais em Portugal, alertando para a influência dos algoritmos que “impõem as suas próprias regras”. Sobre a inteligência artificial, considerou-a um instrumento que “potencia o pensamento humano”, desde que este permaneça “ao volante”.
As jornadas, dedicadas ao tema ‘Comunicar sem corantes nem conservantes’, contaram ainda com a participação de académicos e responsáveis de gabinetes de comunicação, encerrando com uma conferência de João Paiva, professor da Universidade do Porto, sobre “IA: (este) tempo e sentido(s)”.