Candidatos ao diaconado permanente fizeram retiro de discernimento vocacional

Sob o tema “Não fostes vós que me escolhestes, fui Eu que vos escolhi a vós… (Jo 15, 16), os possíveis candidatos ao diaconado permanente da Diocese de Leiria-Fátima e esposas, 27 pessoas no total, fizeram o seu retiro espiritual de discernimento da própria vocação, de 4 a 6 de julho, no Seminário de Leiria, orientados pelo padre Pedro Viva. Durante a atividade, fizeram oração pessoal e comunitária, meditações, celebração da Eucaristia e diálogos pessoais com o padre orientador. Segundo expressões de alguns deles, foi um tempo muito luminoso e enriquecedor.

A última manhã foi dedicada a tratar de questões mais humanas. Orientou o trabalho o psicólogo clínico Dr. Manuel Carreira, que, recorrendo a alguns testes, ajudou os participantes a darem-se conta de algumas marcas da sua personalidade, de modo a saberem aceitar-se como são no processo de discernimento da própria vocação para o serviço dos outros.

O retiro foi organizado e teve também a participação de membros do Serviço diocesano para o Diaconado Permanente. Os possíveis candidatos devem agora fazer um relatório do percurso pessoal feito no processo de discernimento e comunicar a convicção a que chegaram, no sentido de continuar ou não o caminho iniciado. O relatório será avaliado pelo mencionado Serviço Diocesano, que comunicará ao bispo diocesano o seu parecer. Havendo condições e decisão para a continuidade, o passo seguinte será o pedido ao bispo diocesano de admissão a candidato ao diaconado permanente, que será selado com uma celebração litúrgica, presidida pelo bispo diocesano. Esperamos que possa acontecer no início do próximo ano pastoral.

Jornadas Nacionais de Catequistas
18 de Outubro
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia