Washington, 09 mai 2025 (Ecclesia) – A Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos da América (USCCB) manifestou a sua alegria pela eleição de um cardeal norte-americano como Papa e destacou a importância do seu discurso inaugural. O presidente da conferência, D. Timothy P. Broglio, afirmou que as palavras do novo Papa, que defende a paz, a unidade e a atividade missionária, indicam um caminho a seguir para a Igreja.
“Regozijamo-nos por um filho desta nação ter sido escolhido pelos cardeais, mas ele agora pertence a todos os católicos e a todas as pessoas de boa vontade. As suas palavras são um claro sinal de que devemos seguir este caminho”, disse D. Timothy P. Broglio.
O cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito Papa no dia 8 de maio, após dois dias de Conclave, assumindo o nome de Leão XIV. Nascido nos Estados Unidos, o novo Papa foi missionário no Peru e bispo da Ordem de Santo Agostinho.
A USCCB reza pela serenidade e sabedoria do Papa Leão XIV no seu ministério, confiando na sua experiência para confirmar a fé dos católicos e espalhar a esperança do Evangelho. A Missa de inauguração do seu pontificado terá lugar a 18 de maio, na Praça de São Pedro, às 10h00.