Comunidade Cristo de Betânea

http://lefa.pt/?p=1314

A Comunidade Cristo de Betânea (CCB) é uma associação de fiéis de vida contemplativa e missionária, nascida do Renovamento Carismático. Integra cristãos católicos de todos os estados de vida, capazes de contribuírem para a realização dos seus objetivos e surge ao serviço da Igreja. Como resposta à “cultura tecnocrata feita de homens fora de Deus, sofrendo as consequências psico-espirituais da sua ausência”, a CCB apresenta Jesus Cristo através de uma Nova Evangelização. O PRESENTE falou com Marta Pereira, membro da comunidade, acerca da dinâmica da comunidade e, concretamente, do Festival de Artes e Oração, que este ano, na sua  11.ª edição, se realiza de 25 a 27 de julho, em Fátima.

Como está organizada a estrutura da CCB?

Como todas as comunidades na Igreja, tem uma coordenação geral e outra local, em cada casa, nas dioceses e países em que está implantada, à qual estão associados os membros externos locais. Como todas as novas comunidades, engloba membros femininos e masculinos de todos os estados de vida e em cada coordenação há representantes de leigos, de consagrados e sacerdotes.

A comunidade tem membros internos – irmãos e irmãs consagrados, solteiros(as) e viúvos – e tem também membros externos: sobretudo casais e pessoas casadas. Os membros externos solteiros podem consagrar-se na comunidade, fazendo os mesmos votos de pobreza, obediência e castidade dos consagrados que residem em casas comunitárias.

Os membros da comunidade distribuem-se por Portugal, Brasil, Timor-Leste, Cabo Verde e Jersey.

Quantas pessoas alcança a acção da CCB?

São milhares de pessoas que têm sido atingidas por acções da CCB através de seminários, retiros, fins-de-semana, cursos de espiritualidade, cursos bíblicos, sessões musicais, acções de rua, festivais, entre outros eventos. Entre as pessoas que seguem a formação e colaboram na acção e manutenção da comunidade, tanto membros como candidatos a membros, internos e externos, bem como associados da Comunidade, pode-se afirmar que ultrapassa os 100 elementos (todos maiores de idade e de todas as idades), dos quais um é sacerdote e outro em breve será ordenado.

A CCB organiza, desde 2003, o Festival de Artes e Oração. Na apresentação do festival é referido que a edição de 2014 do festival assume nova orientação ao “partir para a evangelização urbana”. De que forma se vai concretizar esta nova orientação?

Baseado em experiências das dez edições anteriores e procurando ser guiado pelo Espírito Santo, o Festival de Artes e Oração entra na segunda década de existência com um propósito claro: colaborar na promoção da presença da Igreja no coração das cidades, mostrando que a Igreja de Jesus Cristo está viva, activa e próxima das pessoas, e cuja cultura é relevante hoje, para a realização da pessoa humana. Esta nova orientação será concretizada através de acções culturais e artísticas de inspiração cristã a serem executadas na rua, procurando, consequentemente, levar Cristo à Rua!

Quantos participantes esperam para este ano?

É imprevisível mas, este ano, só de Espanha, estão já inscritas duas dezenas de pessoas.

Embora haja já cerca de uma centena de inscrições portuguesas, nós, os portugueses gostamos mais da liberdade de aparecer no local quando queremos. Este ano não nos preocupa o número de pessoas que vêm ao Festival, mas antes o número de pessoas a quem o festival vai.

Quais são as novidades para a edição de 2014 do Festival?

A novidade será precisamente essa: não esperar que as pessoas venham ao Festival, em larga escala, mas fazer festival na rua: animação de rua durante o sábado, com seis worshops diversificados, e em simultâneo, durante duas horas por dia -,  preparados, espiritual e tecnicamente, no espaço da base logística do festival – o espaço da casa da comunidade, em Fátima, e na área da antiga escola primária, que fica em frente, e que foi gentilmente cedida pela Junta da Freguesia de Fátima.

Além dos momentos de evangelização na rua, destacamos também como novidade alguns momentos de oração e de artes que se vão desenvolver ao longo do programa, designadamente os “Directos com Deus” e as actuações dos cantores Ruben de Lis e da Irmã Lydia de la Trinidad.

Também neste ano o “Festival de Artes e Oração” é realizado em parceria com o evento “Id y Proclamad”, sendo, por isso, uma actividade conjunta da Comunidade Cristo de Betânea, de Portugal, e da Associação “Spe Salvi”, de Espanha.

Os 3 carismas da comunidade…

Foi com o grupo de oração carismática de Braga, a partir dos anos 80, que a Comunidade Cristo de Betânea deu o primeiro impulso. Actualmente, é uma comunidade de direito diocesano, com estatutos aprovados em 1994 por D. Eurico Nogueira, então Arcebispo de Braga, que concretiza a sua acção através dos seguintes carismas:

Contemplação

Como centro de vida a Eucaristia celebrada e adorada ao longo do dia e em tempos nocturnos, alimentada pelas horas litúrgicas, cantadas, pela lectio divina e por tempos fortes de formação espiritual.

Compaixão

Acolher directamente e por escuta telefónica pessoas em sofrimento psico-espiritual.

Desenvolver campanhas de solidariedade, organizar seminários de auto-conhecimento, cura e libertação interior, vocacionados para apoio na caminhada espiritual ou iniciação cristã, descoberta do sentido da vida, da cura interior e reconciliação, consigo mesmas, com os outros e com Deus.

Evangelização

Tendo acolhido o apelo do Papa João Paulo II à Nova Evangelização, dispõem de tempos de “Escola de Evangelização” que forma evangelizadores, ao longo do ano.

Fazem missões de evangelização em Portugal e no estrangeiro, por iniciativa própria ou convidados por párocos ou outras entidades.

Desenvolvem acções específicas para homens, mulheres e jovens.

Editam a revista “Jesus Vivo”, bem como livros de espiritualidade, cd’s, e outros produtos.

Trabalham na evangelização com os “Jovens 2 Mil”, de Fátima, grupo de jovens que caminha espiritualmente com a CCB.

Realizam encontros de âmbito nacional, fins-de-semana e outros e, anualmente, o “Festival de Artes e Oração”.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email
Captura de ecrã 2024-04-17, às 12.19.04

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress