60 Jovens de Leiria-Fátima participaram no Rejoice em Lamego

131 visualizações

Nos passados dias 24 a 26 de julho, uma delegação de 60 jovens da Diocese de Leiria-Fátima participou no Rejoice-Jornada Nacional da Juventude, que reuniu mais de um milhar de participantes em Lamego. A comitiva diocesana foi acompanhada pelo Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ). Cerca de um mês antes da partida o SDPJ tinha já promovido um encontro entre os participantes com o objectivo de se conhecerem previamente e partilharem as suas expectativas. Este encontro prévio decorreu num final de tarde de quarta-feira, na paróquia dos Pousos, com a celebração da Missa com a comunidade, jantar partilhado, convívio e partilha pessoal.

Esta imagem não tem texto alternativo. O nome do ficheiro é: 60-Jovens-de-Leiria-Fatima-participaram-no-Rejoice-em-Lamego.jpg

O programa do Rejoice começou na noite de sexta-feira com o acolhimento festivo no jardim central da cidade, ao som do concerto da banda Alvim e os Esquilos, seguindo-se o alojamento em espaços coletivos.

O programa de sábado combinou momentos de reflexão, serviço e oração. Durante a manhã, os jovens debateram a importância da pertença à Igreja e a corresponsabilidade na sua construção e a comunidade como um acolhimento fraterno que ampara o seu crescimento. Foi o momento Rise Up. A Diocese de Leiria-Fátima ficou responsável por promover um dos locais destas catequeses da manhã, na bela Igreja das Chagas, da Santa Casa da Misericórdia de Lamego que terminou com a celebração da Eucaristia presidida pelo Sr Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro.

Durante a tarde, os participantes integraram workshops focados no serviço a idosos e crianças em instituições da Santa Casa da Misericórdia, dinamizações culturais, visitaram a Feira das Vocações e puderam rezar diante do Santíssimo Sacramento, em adoração permanente numa pequena capela do centro da cidade de Lamego..

O dia culminou no Parque D. António Francisco dos Santos com um concerto do projecto musical Banquete e uma vigília de oração com testemunhos vocacionais e adoração eucarística. 

No final da vigília, os jovens foram ainda surpreendidos por uma mensagem em vídeo enviada pelo Papa Francisco, convidando em particular os jovens participantes no Rejoice a manterem viva a alegria do Evangelho e a terem a coragem de construir pontes na sociedade.

A iniciativa encerrou no domingo com a celebração da Eucaristia e com o anúncio de que a próxima edição do Rejoice terá lugar em Aveiro. 

O Rejoice é uma iniciativa que teve aqui a sua segunda edição, depois de Lisboa em 2024, e pretende responder ao desafio do Papa Francisco para que os jovens não deixassem de se encontrar como sinal de esperança.

Siga-nos nas redes sociais:
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

NEWSLETTER

Receba as notícias no seu email​
Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress