São Francisco Xavier, cuja memória se celebra no dia 3 de dezembro, deixou-se iluminar pelo Espírito Santo, permitiu a Cristo habitar no seu coração inquieto e foi conduzido por Deus Pai através dos caminhos do mundo, capaz de tudo “naquele que me dá força”.
Neste mesmo dia 3, há 50 anos, nascia o padre António Cardoso, pároco do Juncal e das Pedreiras.
O primeiro momento do dia foi vivido à volta da mesa do altar, com a celebração da Eucaristia na Capelinha das Aparições, em Fátima. Muitos paroquianos uniram-se ao padre António nesta celebração de ação de graças pelo dom da vida.
Ao final do dia, celebrou na igreja dos Casais Garridos, lugar da paróquia do Juncal, reunindo um grupo significativo de pessoas, que com ele louvaram o Senhor pelo dom da vida e pelo grande dom de terem um pároco generoso, atento, alegre e amigo.
Após a missa, e para grande surpresa do padre António, cerca de 120 pessoas esperavam-no para jantar. Foi recebido com fogo de artifício e acolhido com muito carinho e alegria por todos.
Durante o jantar, houve um momento musical com a artista Paula Roxo e o padre Marcelo, entre outras surpresas. Foi um verdadeiro jantar de amigos, marcado pelo convívio e partilha, pela boa disposição e pela alegria.