A Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade e o seu Secretariado Nacional de Liturgia vão realizar o 49.º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica nos dias 28 a 31 de julho de 2025, no Santuário de Fátima. Esta edição confirma a última semana de julho para a realização deste encontro anual de formação litúrgica e de boas práticas, que tem vindo a abrir caminhos novos na renovação da liturgia em Portugal.
A iniciativa destina-se a todas as pessoas interessadas na pastoral litúrgica, sobretudo as que exercem ministérios litúrgicos, incluindo padres, ministros ordenados, acólitos, leitores, catequistas, músicos e ministros extraordinários da Comunhão.
Temática alinhada com o Ano Jubilar
A temática Liturgia – Encontro com Jesus Cristo surge como um contributo ao Ano Jubilar em curso, constituindo um tempo dedicado ao estudo e à prática da oração. O encontro responde ao desafio do Santo Padre Francisco: «Possa ser, para todos, um momento de encontro vivo e pessoal com o Senhor Jesus» (Papa Francisco, Spes non confundit, 1).
Como refere o documento papal, «a vida cristã é um caminho, que precisa também de momentos fortes para nutrir e robustecer a esperança, insubstituível companheira que permite vislumbrar a meta: o encontro com o Senhor Jesus» (Spes non confundit, 5).
Programa renovado com especialistas
O programa deste Encontro foi reduzido a três dias, com início na segunda-feira de tarde e encerramento na quinta-feira. Entre os preletores confirmados encontram-se figuras de destaque da liturgia portuguesa, incluindo Dom Manuel Clemente, Cardeal Patriarca de Lisboa, que proferirá a conferência inaugural sobre “Liturgia, encontro com Jesus Cristo”.
Destaque também para as intervenções do Cónego Manuel Joaquim F. da Costa, da Arquidiocese de Braga, que abordará o tema «Nos vossos sacramentos eu Vos encontro» (Santo Ambrósio), e do P. Renato Filipe Oliveira, da Diocese de Viana do Castelo, com a conferência «O que na vida do nosso Redentor era visível passou para os ritos sacramentais» (S. Leão Magno).
Formação específica por ministérios
O programa inclui sessões de formação específica organizadas por grupos ministeriais:
- Revestir-se de Cristo (para padres e ministros ordenados) – Cón. Carlos Aquino, Diocese do Algarve
- Servir a Cristo (para acólitos) – P. Rui Manuel G. Sousa, Arquidiocese de Braga
- É Cristo que fala (para leitores e catequistas) – José Manuel Leite
- O canto novo (para músicos) – Doutor João Manuel Duque, Arquidiocese de Braga
- Receber e ser o Corpo de Cristo (para ministros extraordinários da Comunhão) – Dra. Isabel Maria Alçada Cardoso, Patriarcado de Lisboa
O encontro encerrará com a conferência “Do mistério ao rito e do rito à vida em comunhão”, a cargo do Cónego João da Silva Peixoto, da Diocese do Porto.
Celebrações litúrgicas em espaços emblemáticos
Ao longo dos quatro dias, os participantes terão oportunidade de participar em diversas celebrações litúrgicas nos espaços mais significativos do Santuário de Fátima: Laudes na Capelinha das Aparições, Missas e Vésperas na Basílica da Santíssima Trindade, Celebração da Penitência e a tradicional Procissão de velas com o Terço.
Informações e inscrições:
Secretariado Nacional de Liturgia
Casa de Santa Ana – Santuário de Fátima
Apartado 10 – 2496-908 FÁTIMA
Tel. 249 533 327
E-mail: secretariado@liturgia.pt
Sítio: www.liturgia.pt