Nos dias 2, 3 e 4 de março, numa tradição com largas décadas de história, as “40 Horas” voltam à igreja paroquial de Vermoil. Numa versão mais simples e breve do que já terá sido em tempos passados, estes três dias pretendem levar a comunidade paroquial ao encontro com o Senhor e entre si, na preparação para o santo tempo da Quaresma.
No primeiro dia, domingo, a habitual eucaristia das 10h00 terminará com um pequeno momento de exposição e adoração do Santíssimo Sacramento para toda a assembleia dominical.
Nos dois dias seguintes, segunda e terça-feira de manhã, haverá eucaristia às 8h00 e, às 8h30, o Santíssimo ficará exposto para adoração, havendo a possibilidade de confissões até às 12h00.
Alternando com momentos de silêncio, vários grupos dos diferentes centros de culto da paróquia (Vermoil, Ranha e Matos da Ranha) conduzirão a oração na igreja ao longo das horas, dando a esta prática de fé e devoção o cunho paroquial que lhe é tão característico desde o seu começo, ainda nos inícios do século XX.
As duas manhãs de oração e reconciliação terminarão por volta do meio-dia, com a bênção e reposição do Santíssimo Sacramento.
O programa geral está a ser divulgado por toda a paróquia, com vista a uma boa participação que, mais do que apenas numerosa, se pretende frutuosa espiritualmente na vida dos fiéis, já a abrir caminho para a Páscoa do Senhor.