O Corpo Nacional de Escutas , maior associação de jovens do país com cerca de 70 mil associados, foi fundado no dia 27 de maio de 1923.
Ao longo dos últimos 100 anos, o CNE, contribuiu para desenvolvimento integral de milhares de jovens, muitos deles tornando-se membros ativos das suas comunidades e personalidades de relevo na sociedade.
As comemorações do Centenário do CNE decorrem em Braga, já no próximo dia 27 de maio. Serão mais de 23000 escuteiros de todo o país reunidos na cidade berço da associação.
As mais de 10000 atividades vão decorrer ao longo do dia de sábado em vários pontos da cidade de Braga, onde os participantes terão a oportunidade de participar em jogos, oficinas, concertos e diversas atividades com muita animação e diversão.
Ao longo do dia teremos alguns momentos protocolares onde se destaca a inauguração do monumento alusivo ao centenário, uma obra do escultor Paulo Neves, e o lançamento do selo do centenário por parte dos CTT.
No final do dia, após a celebração eucarística, os 23000 participantes terão a oportunidade de participara no maior “Fogo de Conselho” de sempre. Um grande espetáculo de música, animação e luz, e que promete muitas surpresas interativas que levarão todos os participantes a viajar pelos últimos 100 anos da Associação.
O evento contará com a presença do Presidente da Républica, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia.
PROGRAMA:
09h30 – Acolhimento e Acreditação de Jornalistas (Altice Fórum Braga)
10h00 – Lançamento do Selo do Centenário
10h00 – Início dos jogos
14h45 – Homenagem a D. Manuel Vieira de Matos (Sé de Braga)
15h30 – Inauguração do Monumento (Junto ao Arco da Porta Nova)
20h00 – Eucaristia presidida por D. José Cordeiro, Arcebispo de Braga (Altice Fórum Braga)
21h30 – Festa do Centenário (Altice Fórum Braga)