Amanhã, dia 27, tem início o segundo módulo do Ciclo de Teologia Prática proposto pelo Centro de Formação e Cultura, dedicado ao tema “A gestação da fé e a educação cristã”.
Neste dia são dadas duas sessões: “Educar: fazer desabrochar um dom recebido”, por Maria Angeles de los Rios, e “‘Transmito-vos o que recebi’ (1Cor 15, 3): inseridos numa história de fé”, por Marco Daniel Duarte.
Esta segunda estava prevista para o dia 8 de janeiro, mas foi antecipada por motivos de força maior, trocando com a que estava previamente calendarizada para esta data. Assim, no dia 11 de dezembro será a terceira sessão, com o tem “A família como locus educativo e de gestação da fé”, por Jorge Cotovio, e a quarta, com o título “A Igreja como comunidade educativa”, padre José Henrique Pedrosa. No dia 8 de janeiro de 2015, será a quinta sessão, com o tema “Educar para a justiça e a justificação”, por Pedro Valinho Gomes, e o debate de resumo do módulo.
Do diagnóstico à educação na fé
Este Ciclo de Teologia Prática tem envolvido cerca de duas dezenas de participantes, apostados em refletir sobre a proposta da fé, hoje. O primeiro módulo ofereceu instrumentos para um diagnóstico da fé no tempo presente, identificando múltiplos desafios à proposta da fé. Num mundo plural, marcadamente urbano e secularizado, a valorização da procura individual de sentido e do crer coloca em questão as tradições “estruturas de transmissão” (família, escola, paróquia), que atravessam uma profunda crise de identidade. Por outro lado, a proposta da fé faz uso de uma linguagem simbólica e de uma narrativa da memória existencial que são, hoje, dificilmente utilizadas e compreendidas. A tarefa da proposta da fé é, portanto, exigente. Mas a crise deve ser entendida não apenas como o “fim de um mundo”, mas como a oportunidade de uma redescoberta do essencial da proposta evangélica que conduz a uma gestação permanente da vida em Cristo.
Hoje é, portanto, tempo oportuno para o evangelho. A educação cristã deverá partir desta convicção, dando espaço à esperança e à alegria da proposta da fé. O segundo módulo começará precisamente por situar a educação como um instrumento de cultivo dos dons recebidos, incluindo a fé. Este dom, acolhido de Deus, é concretizado em conteúdos dogmáticos, ritos celebrativos, modos de vida e estilos éticos, que estão custodiados na tradição eclesial. Mais tarde, a reflexão focar-se-á no papel da família e da comunidade eclesial como “locais” de transmissão da fé e de educação cristã. O módulo encerrará com um esboço de uma das características essenciais da educação cristã, nomeadamente a educação para o dom e para a justiça.
Depois deste segundo módulo, haverá ainda espaço para outros dois, ao longo do ano pastoral, dedicados às características da pastoral e ao estilo de vida crente.