A relação entre a Igreja e a Arquitetura é a pedra angular da 18.ª Jornada Nacional da Pastoral da Cultura, que a 14 de setembro vai reunir, em Fátima, um conjunto de especialistas, entre os quais Álvaro Siza Vieira.
Discernir as motivações e intuitos, realizações e carências da arquitetura religiosa contemporânea no atual contexto da pragmática das artes é um dos objetivos do encontro, centrado no tema “Edificar hoje a casa de Deus na cidade terrena”.
Os oradores analisarão igualmente os caminhos e descaminhos desde o legado do Movimento de Renovação de Arte Religiosa (MRAR) e da renovação pós-conciliar até às presentes condições socioculturais e eclesiais.
A sessão da manhã contará com as intervenções do arquiteto Bernardo Miranda, juntamente com Joaquim Félix, perito em Liturgia ligado à conceção de espaços celebrativos em Braga premiados internacionalmente, e Sandra Costa Saldanha, historiadora de arte e anterior diretora do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja.
O segundo painel, após o almoço, será composto pelos arquitetos João Luís Marques e João Norton de Matos, SJ, e os historiadores Joana Brites, coordenadora do doutoramento em História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e Marco Daniel Duarte, diretor do Museu do Santuário de Fátima, além de responsável pelo seu Departamento de Estudos.
O programa prosseguirá com o depoimento de Álvaro Siza Vieira, antecedido da reflexão de Rosário Machado, antiga diretora da Rota do Românico, que traçará linhas de continuidade e ruturas entre arquitetura antiga e contemporânea.
A Jornada será aberta por José Carlos Seabra Pereira, diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, entidade responsável pela organização do encontro, e terminará com as palavras de D. Nuno Brás, presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais.
Os detalhes sobre o programa e a Jornada, bem como o formulário de inscrição (gratuita para quem não almoça no local do encontro) estão disponíveis neste link: https://snpcultura.org/jornada_pastoral_cultura_2024.html