13 curiosidades sobre a Imagem Peregrina e a visita às dioceses

A 1 de maio passado, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima iniciou uma visita pelas vigararias da Diocese de Leiria-Fátima. A jornada insere-se na visita que a Virgem Peregrina está a fazer pelas dioceses de Portugal, no âmbito da comemoração do centenário das Aparições de Fátima.

Iniciou a 13 de maio do ano passado e termina no próximo dia 13, com o regresso à Cova da Iria. A uma semana do final deste périplo pelo país, damos a conhecer 13 curiosidades sobre a Imagem Peregrina e a visita às dioceses portuguesas.

 Fotos: © DCA | Presente Leiria-Fátima

 

2016-05-05 Curiosidades 1

1. Uma ideia que veio da Alemanha

Foi um pároco de Berlim que propôs, em 1945, pouco depois do final da 2.ª Guerra Mundial, que uma imagem de Nossa Senhora de Fátima percorresse todas as capitais e cidades episcopais da Europa, até à fronteira da Rússia.

 

2016-05-05 Curiosidades 2

2. Que imagem para a Imagem?

A primeira Imagem foi feita segundo indicações da Irmã Lúcia, vidente das aparições de Fátima.

 

2016-05-05 Curiosidades 3

3. A primeira foi oferecida

A primeira Imagem Peregrina foi oferecida pelo bispo de Leiria, D. José Alves Correia da Silva e coroada solenemente pelo arcebispo de Évora, a 13 de maio de 1947.

 

2016-05-05 Curiosidades 4

4. Pelos quatro cantos do mundo

A imagem da Virgem Peregrina já visitou 64 países dos vários continentes, alguns deles por diversas vezes.

 

2016-05-05 Curiosidades 5

5. Onde está a primeira Imagem?

Depois de mais de meio século de peregrinação, a Reitoria do Santuário de Fátima entendeu que a primeira Imagem Peregrina não deveria sair mais, a não ser por alguma circunstância extraordinária. A 8 de dezembro de 2003, solenidade da Imaculada Conceição, a Imagem foi entronizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, tendo sido colocada numa coluna junto do altar-mor.

 

2016-05-05 Curiosidades 6

6. Existem 13 réplicas.

A fim de dar resposta aos imensos pedidos provenientes de todo o mundo, foram, entretanto, feitas várias réplicas da primeira Imagem Peregrina, num total de treze.

 

2016-05-05 Curiosidades 7

7. Um andor muito pesado

Andor e Imagem, juntos, pesam mais de 200 quilos. O peso elevado deve-se à estrutura do andor; às flores que o ornamentam e que estão depositadas em espuma floral humedecida e às baterias que alimentam a iluminação.

 

2016-05-05 Curiosidades 8

8. Um carro adaptado

O veículo que transporta a Virgem Peregrina foi adaptado para o efeito, com a colocação de um vidro que protege a Imagem. Nas deslocações, o andor é ligado a uma tomada da rede elétrica doméstica, para carregar as baterias que alimentam a iluminação da Imagem.

 

2016-05-05 Curiosidades 9

9. A polícia abre caminho

Nas deslocações pelas dioceses do país, o percurso do veículo que transporta a Imagem Peregrina é acompanhado, à frente, por um batedor da Polícia de Segurança Pública ou da Guarda Nacional Republicana que, quando necessário, mandam parar o trânsito.

 

2016-05-05 Curiosidades 10

10. Quando a Imagem não passa

Nas espaços onde a Imagem e andor não conseguem entrar juntos, a Imagem é retirada por um técnico do Santuário de Fátima, que a transporta com luvas brancas. Foi o que aconteceu no Hospital de Santo André, em Leiria, onde a Imagem e andor foram transportados em separado até à capela.

 

2016-05-05 Curiosidades 11

11. A Imagem e os telemóveis

À passagem da Virgem Peregrina, é comum verem-se jovens e adultos, de telemóvel em riste, a fotografar a Imagem. “É o modo moderno de se reconhecer que algo de especial está a acontecer”, diz o padre Gonçalo Diniz, pároco de Leiria.

 

2016-05-05 Curiosidades 12

12. A caminho de Viseu… até Fátima

A Imagem que está a percorrer as dioceses do país partiu, a 13 de maio de 2015, do Santuário de Fátima. A primeira diocese a ser visitada foi a de Viseu e a última é, naturalmente, a de Leiria-Fátima. A 13 de maio próximo, depois de terminar a visita à nossa Diocese, regressa à Cova da Iria.

 

2016-05-05 Curiosidades 13

13. Dioceses consagradas

A coroar a visita da Imagem Peregrina, as dioceses de Portugal vão ser consagradas a Nossa Senhora de Fátima na peregrinação do 13 de maio de 2016.

 

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.