1.º aniversário do Presente Leiria-Fátima

Mensagem

 

 

1.º aniversário do Presente Leiria-Fátima

† António Marto

Leiria, 29 de maio de 2014

 

Caríssimos diocesanos,

Dirijo-me a vós, por ocasião deste 1.º aniversário do Presente Leiria-Fátima, por considerar que é vosso e para vós este semanário diocesano. É vosso, porque nele se espelhou, ao longo deste ano de edições, muito do que foi a vida pastoral e espiritual das comunidades cristãs, serviços e movimentos onde estais inseridos. É para vós, porque todo o esforço e investimento que a Diocese possa fazer na comunicação social apenas se justifica se estiver ao serviço e for útil às pessoas que habitam e tornam viva esta Igreja particular de Leiria-Fátima.

Aproveitando a feliz coincidência deste aniversário com a proximidade do Dia das Comunicações Sociais, cito a mensagem do Papa Francisco para esta ocasião: “É importante a atenção e a presença da Igreja no mundo da comunicação, para dialogar com o homem de hoje e levá-lo ao encontro com Cristo: uma Igreja companheira de estrada sabe pôr-se a caminho com todos. Neste contexto, a revolução nos meios de comunicação e de informação são um grande e apaixonante desafio que requer energias frescas e uma imaginação nova para transmitir aos outros a beleza de Deus”.

É, de facto, fundamental prestarmos este serviço de proximidade a todos, sobretudo aos que estão mais sós, mais tristes e necessitados. Através da comunicação, não apenas no jornal, mas também na internet, nas redes sociais e noutros meios digitais, podemos e devemos revelar a beleza da ação de Deus no mundo e da sua mensagem de estímulo e esperança, de salvação para todos.

O vosso e nosso jornal não surgiu do nada, mas encarnou a continuidade de um riquíssimo passado de quase um século de dedicação a esta causa, pelos jornais O Mensageiro e A Voz do Domingo. Não podemos, nem queremos, esquecer esse legado. Depois da ponderada fusão de ambos neste novo Presente, assumimos o desafio de fazer cada vez mais e melhor, para honrar esse passado e construir a esperança que nos anima rumo ao futuro.

Na primeira edição deste jornal, há um ano, afirmei que, através dele, a Diocese queria fazer-se presente junto de cada um de vós e ser um presente para cada um de vós. Olhando o percurso percorrido, posso dizer que procurou cumprir essa boa e bela missão, apesar das limitações que reconhecemos e das dificuldades que sabemos existirem sempre no percurso.

Na passagem do seu primeiro ano, dou graças a Deus pelos dons que deu à nossa Igreja através deste jornal. Agradeço o esforço e dedicação dos seus profissionais e colaboradores mais diretos, bem como de todos os que, mesmo de forma singela e anónima, contribuíram para o desenvolvimento deste projeto.

Finalmente, manifesto a minha gratidão a cada um de vós, leitores, assinantes e promotores do Presente Leiria-Fátima. E peço-vos que continueis a acarinhá-lo e a apoiar o seu crescimento, para que seja cada vez mais e melhor meio de proximidade entre todos nós. Para que seja cada vez mais vosso e para vós este semanário diocesano. Parabéns a toda a família do Presente!

Com a bênção de Deus, cumprimenta-vos cordialmente o Bispo amigo,

† António Marto

 

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.