A Cáritas Jovem da Diocese de Leiria-Fátima promoveu a realização de um webinar (videoconferência) com a participação de outras dioceses e ainda de uma representante espanhola, no dia 30 de março. A iniciativa teve a colaboração da Cáritas Portuguesa e a presença do Bispo de Leiria-Fátima, cardeal D. António Marto, que saudou os participantes e elogiou o empenho dos jovens nas várias ações em favor dos mais frágeis da sociedade, dizendo-lhes: “Vós, jovens, sois estrelas na escuridão!”.
A jovem espanhola apresentou as iniciativas dos jovens em vários países integrados na rede “Cáritas Jovem da Europa”, que incluem trabalho de acolhimento e apoio a jovens universitários, sensibilização para a defesa dos direitos das pessoas nomeadamente refugiados e emigrantes. Também os jovens da Cáritas de Bragança-Miranda falaram dos seus projetos de integração de jovens universitários estrangeiros e de diversas culturas, a sua participação em atividades formativas e de solidariedade com os presos e os sem-abrigo. Coimbra falou dos campos de trabalho com crianças, adolescentes e jovens, procurando desenvolver um “voluntariado educativo” com variadas atividades e dinâmicas. Leiria-Fátima apresentou a sua experiência na envolvência de dezenas de jovens nas explicações a crianças e adolescentes carenciadas de ajuda escolar. Os mesmos proporcionam ainda atividades de motivação com convívios e lazer.
Também os presidentes da Cáritas Portuguesa e de Leiria-Fátima manifestaram a sua satisfação pelo que ouviram e pelo compromisso dos jovens, manifestando-lhes o seu apoio. A concluir, D. António Marto tomou ainda a palavra para deixar três recomendações: que façam bem o bem que fazem, o que requer a adequada formação; que se abram e procurem a colaboração de jovens de outras crenças religiosas ou mesmo de não crentes; que mantenham sempre a confiança no Senhor, que os inspira, guia e sustenta.