Vocação: pessoal, individual, laical, diocesana

http://lefa.pt/?p=20242

Também hoje Deus continua a chamar, entre outras, jovens raparigas cristãs católicas, que desejam viver a sério, a realidade do seu Baptismo. É uma vocação pessoal, individual, laical, e Diocesana; a jovem vive no meio do mundo, na mesma condição de todas as pessoas, inserida na família, na profissão, na vida social e comunitária, procurando através de tudo, deixar que Deus, comunique a Sua Vida, o Seu Amor a todos ! A sua preocupação é que Deus seja conhecido e amado, que o Reino de Deus cresça, na unidade na paz na verdade na justiça e no Amor!

A Igreja, na pessoa do Bispo Diocesano, ao “chamar” uma leiga, estabelece-a numa vida Apostólica, que comporta que ela aceite, com consciência e liberdade, ser entregue sem reserva a Deus, ficando ao serviço do Reino nesta Diocese de Leiria – Fátima. É a vocação de “auxiliar do Apostolado”. Este chamamento faz a auxiliar, não ultrapassa a sua esfera laical, não coloca a auxiliar em nenhuma situação de privilégio em relação aos outros baptizados.

O único Apóstolo é Jesus Cristo, Ele escolheu doze Apóstolos, chamou-os e confiou-lhes a continuidade da Sua Missão na Igreja. Hoje, os sucessores dos Apóstolos, são os Bispos; esta vocação é Apostólica, já pelo Baptismo, e pelo chamamento. A auxiliar está permanentemente em Missão. A vida tem mostrado que, se se vive com verdade, este modo de estar no mundo, é uma vida verdadeiramente feliz. Deus enche e preenche o coração e cresce o desejo de O comunicar a todos.

Como qualquer cristão, a auxiliar, garante por si só toda a sua subsistência; atenta às necessidades à sua volta e do mundo, partilha com os outros a vida e os bens que Deus lhe dá; desenvolve os valores humanos e cristãos, vive uma vida normal e discreta, sem estar ligada a qualquer movimento ou instituição. Procura formação segundo a sua profissão e responsabilidades que tem, adquire uma formação doutrinal, espiritual e eclesial, hoje acessível também aos leigos, para responder às exigências do Reino.

Enraizada no mundo com todos e presente a todos, a auxiliar procura viver ainda mais enraizada em Jesus Cristo, na escuta da Sua Palavra, pela oração e os sacramentos, sobretudo a Eucaristia; a sua Missão no mundo é vivida, à maneira do fermento, no meio da massa e, à maneira do sal na comida, como os primeiros cristãos.

Nossa Senhora Mãe de Jesus, Mãe da Igreja e nossa Mãe, tem um grande lugar na vida da auxiliar. Ela é Mulher, é modelo por excelência de uma vida de entrega a Deus e á Igreja; é modelo excelente de uma Vida Apostólica! Ela é toda de Deus e toda de cada pessoa!

Nesta Diocese de Leiria-Fátima, desde o primeiro Bispo da Diocese restaurada, que foi o Senhor Dom José A. Correia da Silva, os outros Bispos também chamaram jovens ao serviço desta Diocese.

Também hoje, o Senhor Cardeal Dom António Marto, atual Bispo da Diocese, deseja chamar jovens que aceitando o convite de Deus, queiram estar assim ao serviço do Reino de Deus, nesta Igreja de Leiria- Fátima.

Deixo os meus contactos, para se alguma jovem ou qualquer pessoa quiser saber algo mais, ou esclarecimento – Jacinta J. Santos, Rua Cidade de Tokushima, Lote 17, 4º Frente, 2400 – 119 LEIRIA, Telm 963640831

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email
Captura de ecrã 2024-04-17, às 12.19.04

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress