Visita ‘Ad Limina’: o quarto dia 

http://lefa.pt/?p=57748

No quarto dia da visita ad limina Apostulorum dos Bispos de Portugal, estão agendados os seguintes encontros com os organismos da Santa Sé:

· Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral – saudação inicial feita por D. José Traquina, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana;

· Dicastério para a Evangelização, 2.ª Secção – saudação inicial feita por D. Armando Esteves, presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização;

· Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica – saudação inicial feita por D. José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portugusa;

· Dicastério das Causas dos Santos – saudação inicial feita por D. José Cordeiro, presidente Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade.

Nesta quinta-feira, o Cardeal D. Américo Aguiar presidiu à Eucaristia na Basílica de São João de Latrão.

Breves informações sobre os organismos da Santa Sé [23 de maio]

DICASTÉRIO PARA SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO INTEGRAL

O Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral tem a missão de promover a pessoa humana e a própria dignidade que lhe foi dada por Deus, os direitos humanos, a saúde, a justiça e a paz. Interessa-se principalmente pelas questões relativas à economia e ao trabalho, ao cuidado da criação e da terra como «casa comum», às migrações e às emergências humanitárias.

Aprofunda e divulga a doutrina social da Igreja sobre o desenvolvimento humano integral e individua e interpreta à luz do Evangelho as exigências e preocupações do género humano do tempo presente e do futuro.

DICASTÉRIO PARA A EVANGELIZAÇÃO

O Dicastério para a Evangelização é competente para as questões fundamentais da evangelização no mundo e para a instituição, acompanhamento e apoio das novas Igrejas particulares, sem prejuízo da competência do Dicastério para as Igrejas Orientais.

Constituído por duas Secções – uma, para as questões fundamentais da evangelização no mundo e a outra para a primeira evangelização e as novas Igrejas particulares nos territórios de sua competência – o Dicastério para a Evangelização é presidido diretamente pelo Romano Pontífice.

SUPREMO TRIBUNAL DA ASSINATURA APOSTÓLICA

A Assinatura Apostólica exerce a função de Supremo Tribunal da Igreja e provê igualmente à reta administração da justiça na Igreja.

DICASTÉRIO DAS CAUSA DOS SANTOS

O Dicastério das Causas dos Santos trata, segundo o procedimento prescrito, tudo o que diz respeito às causas de beatificação e canonização.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress