“Vinde ver” é série de encontros de oração e reflexão no Seminário de Leiria

A casa de Retiros São José no Seminário de Leiria vai promover um conjunto de retiros e dias de reflexão e oração nos próximos meses. Procurou-se ter uma proposta diversificada, tanto no formato, como na duração e no tipo de destinatários.

A casa de Retiros São José no Seminário de Leiria vai promover um conjunto de retiros e dias de reflexão e oração nos próximos meses. Procurou-se ter uma proposta diversificada, tanto no formato, como na duração e no tipo de destinatários. Os distintos orientadores ajudarão também a dar a cada proposta um cunho pessoal. No entanto, o objetivo é sempre o mesmo: proporcionar um tempo de silêncio que crie condições para a reflexão, oração e diálogo com Deus.

A primeira proposta – ” Retiro de Espiritualidade Ecológica” -, para a qual são apresentadas 2 datas distintas, vem no seguimento da formação oferecida pela Escola Diocesana Razões da Esperança deste segundo semestre. A encíclica Laudato Sí do Papa Francisco desafia-nos a desenvolver uma ecologia integral, alicerçada numa espiritualidade que brota da redescoberta do lugar que ocupamos na obra da criação. A zona arborizada que envolve a Casa de Retiros ajudará em muito a alcançá-lo.

As palavras são vida e a poesia é caminho de silêncio que fala e revela a Palavra eterna! É a partir desta ideia que se desenvolvem as duas propostas “Silêncio – escuta Deus na poesia” e ” … e fez-se a poesia.  E Deus viu que era muito bela. Exercícios práticos de escrita criativa“.

As quatro propostas seguintes surgem no contexto dos vários departamentos diocesanos. A Pastoral Juvenil convida os jovens a descobrir Deus presente nas suas vidas: “O ‘agora’ de Deus“. O Serviço de Animação Missionária, inspirando-se na encíclica “Alegria do Evangelho”, desafia-nos a sermos “Evangelizadores com Espírito“. O Serviço da Catequese, partindo do percurso da fé dos Apóstolos, no encontro com o Ressuscitado, convida os catequistas a aprofundar a sua fé e as razões para a testemunhar na vida, ou na missão que assumem em comunidade, acompanhando o percurso de fé de grupos de catequese: “Felizes os que creem sem terem visto“. O Departamento da Pastoral Familiar convida os casais a rezar o ritmo quotidiano da vida para que se transforme num lugar de amor normal, a exemplo da sagrada família: “Nazaré, o espaço do amor normal“.

Tendo em conta o triénio que a nossa diocese está a viver, apresenta-se ainda um dia de reflexão sobre a Eucaristia: “Somos aquilo que comemos. A Eucaristia, alimento de vida nova“.

Com esta proposta, a Casa de Retiros São José deseja ser cada vez mais um espaço de espiritualidade ao serviço do Povo de Deus.

Informações e inscrições: retiro.lefa.pt

CARTAZ
http://l-f.pt/xrfz

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

Leia esta e outras notícias na...