Vigília missionária diocesana: missão é partir

Num ambiente de acolhimento, pudemos ainda ouvir três exemplos de missão.

No passado dia 16 de outubro na paróquia de Santa Eufémia, realizou-se a já tradicional Vigília Missionária Diocesana de forma a comemorar o Dia Mundial das Missões. Sob o lema “Eis-me aqui, envia-me…” fomos todos convidados a refletir sobre este dom de ser missionário. Tal como disse o Papa Francisco na mensagem missionária deste ano – “A vida é missão”, assim nesta noite de oração fomos desafiados pelo D. António Marto a refletir sobre este tema. A missão é partir, mas não apenas lá para fora, a missão é olharmos para o outro, é estarmos com o outro, desta forma tudo o que fazemos na nossa vida enaltece um sentido missionário. 

Num ambiente de acolhimento, pudemos ainda ouvir três exemplos de missão, o David que realizou uma missão ad gentes em agosto de 2019 na Guiné-Bissau, o Bruno que dentro de fronteiras portuguesas descobriu que Deus lhe confiou uma missão bela através de crianças e jovens com doenças raras, na Associação Rarissímas, e por último ouvimos o testemunho de Daniel e Carla, um casal que descobriu que a sua vocação era a da família e juntos, constroem esta missão dentro de casa, mas também na comunidade paroquial através da catequese familiar.

A noite não poderia terminar sem antes de cada um receber o seu envio missionário, assim sendo cinco velas de modo a representar a comunidade (crianças, jovens, adultos, idosos e religiosos) foram acesas no círio pascal e cada uma foi colocada sob o altar simbolizando o envio desta a luz a cada um de nós.

Num ano atípico como este, poderíamos não ter realizado a vigília, contudo era importante que o fizéssemos, pois é nestas alturas de maior dificuldade que há a maior necessidade de lembrar que continuamos a ser missionários, e que é o nosso papel estarmos perto e atentos ao outro.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.