O cardeal D. António Marto reuniu-se hoje com os vigários, responsáveis da dinamização e coordenação pastoral nos nove grupos de paróquias denominadas vigararias em que está organizada a Diocese de Leiria-Fátima.
Na partilha dos projetos e atividades com os jovens, ficou-se a conhecer que há grupos nas paróquias, alguns deles animam a liturgia com a música, outros são escuteiros e/ou acólitos. Houve paróquias que peregrinaram a Taizé e outras já tem em projeto fazê-lo. Uma ou outra prevêem oferecer experiências espirituais na semana santa. O projeto “Say Yes”, para a catequese de adolescentes em ordem à Jornada Mundial da Juventude em 2022, está a suscitar uma adesão muito boa na diocese, sendo também agarrado por grupos de jovens. Os vigários não deixaram de assinalar igualmente as dificuldades no acompanhamento e ofertas pastorais aos jovens.
No campo missionário, registaram-se várias iniciativas, entre as quais o envio de voluntários para experiências nacionais e internacionais, organização de semanas de sensibilização e oração, recolha de testemunhos, exposições e a celebração de jubileus de irmãs e sacerdotes que dedicaram a sua vida à missão.
O Senhor Bispo anunciou que o próximo biénio pastoral entre 2010 e 2022 será dedicado ao tema “Eucaristia, comunidade cristã e missão”, tendo-se começado a refletir sobre ele em ordem à elaboração de objetivos, itinerário e programa de atividades.