Vem Ver +: 31 rapazes estiveram no Seminário para encontro vocacional

Os encontros Vem Ver +, promovidos pelo seminário em Família, são encontros vocacionais para rapazes, que acontecem quatro vezes ao ano, e que podem ser a porta de entrada para o acompanhamento vocacional dos adolescentes e jovens por parte do Seminário em Família.

No dia 22 de maio, as salas, os corredores e o pátio do nosso seminário, saíram da calma a que já se tinham habituado para se encherem de 31 rapazes, dos 13 aos 22 anos, vindos de oito paróquias e dois colégios católicos da nossa diocese e que responderam ao convite do Seminário em Família para virem Ver +!

Os encontros Vem Ver +, promovidos pelo seminário em Família, são encontros vocacionais para rapazes, que acontecem quatro vezes ao ano, e que podem ser a porta de entrada para o acompanhamento vocacional dos adolescentes e jovens por parte do Seminário em Família. Para estes encontros podem vir rapazes a partir do 6º ano, que depois são divididos no próprio encontro por idades.

Neste último encontro os rapazes mais novos puderam aprofundar a diversidade das vocações na Igreja e confrontarem-se com a parábola dos Talentos, reconhecendo aqueles talentos que Deus lhes deu e que podem pôr ao serviço dos outros. Já os rapazes mais velhos confrontaram-se com os planos que Deus tem para cada homem e mulher, do sim que espera da nossa parte, e dos planos B que desenha para nós e por nós!

Não podemos ignorar a alegria que deu à Equipa da Pastoral Vocacional Sacerdotal da nossa Diocese ver a generosidade destes 31 rapazes, que regressaram a casa, depois de um dia de muitas vivências e partilhas, com a vontade de voltar.

O próximo encontro vocacional para rapazes do Seminário em Família – Encontro Vem Ver + -, irá decorrer já no próximo dia 26 de junho, das 10h30 às 16h30, no Seminário de Leiria. O almoço é garantido pelo Seminário e a participação no encontro é gratuita. Todas as normas de segurança e distanciamento social serão asseguradas. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail seminarioemfamilia@leiria-fatima.pt até ao dia 23 de junho. Reforçamos, por isso, a importância de cada familiar, pároco, catequista, professor de EMRC, etc. fazer este convite àqueles rapazes capazes de aceitar este desafio.

Deixamos o testemunho de alguns dos participantes, que falarão por si:

«Encontrámo-nos no seminário de Leiria, vários jovens de diferentes lugares, com diferentes idades. Todos nós com vontade de ver +. Foi um dia muito agradável, um dia de encontro com o outro, com Deus, mas também connosco mesmos. Encontro este, que hoje em dia, é tão raro poder viver. Lá, pude sentir a calma do dia, a simplicidade e a sinceridade dos corações daqueles que nos receberam, mas também a fraternidade e que se fez sentir entre nós, rapazes. Parti com a vontade de ver ainda +». Gonçalo Rei, 22 anos, Porto de Mós

«O encontro no Seminário, neste sábado, foi uma agradável surpresa, pois não contava de encontrar tantos jovens curiosos como eu. Gostei muito de conhecer o Seminário por dentro, é enorme! A Capela dos Santos Francisco e Jacinta Marto é lindíssima. O dia passou sem que eu desse conta e foi muito bem aproveitado, desde a forma dinâmica como nos ensinaram as diferentes vocações possíveis que podemos seguir (através de um jogo, numa aplicação informática chamada Kahoot), passando pelo almoço delicioso, o convívio entre todos, num ambiente descontraído e alegre, onde jogamos ping-pong, matraquilhos, futebol… Também foi bom relembrar que todos temos talentos e que os podemos colocar ao serviço dos outros. Deixou-me a pensar…Quando é que é o próximo?» Henrique Morgado, 14 anos, Marinha Grande

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Leia esta e outras notícias na...

Escrito por:

Partilhar / Print

Share on facebook
Share on twitter
Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.