“Vem e Vê”: adolescentes passam dia com missionários

O encontro iniciou sob uns raios tímidos e ténues de um sol brilhante, dando espaço para um acolhimento dançante.

Realizou-se em Fátima, no dia 10 de fevereiro, um encontro dirigido aos catequisandos do 6º Ano, subordinado ao tema: “Vem e vê”.

Nem a chuva, nem o vento frio, foram suficientes para impedir a presença de um grande grupo de adolescentes valentes, nos Missionários da Consolata.

O encontro iniciou sob uns raios tímidos e ténues de um sol brilhante, dando espaço para um acolhimento dançante. Mas o simpático sol, escondeu-se atrás da nuvem cinzenta, deixando cair a chuva, que levemente “empurrou” os adolescestes para debaixo do pátio, onde teimosamente se prolongou o caloroso acolhimento, num gélido ambiente.

Foi um momento surpresa, com a descoberta das chaves, que explodiram de dentro de um mealheiro de barro, após ser lançado ao chão. Pois sim, não é dinheiro, nem terço, é qualquer coisa de metal, e não é que um elemento diz ser uma chave! Afinal eram muitas e simbolizam, as chaves do coração. No mesmo espaço, os adolescentes recebem um envelope, com um nome que não é o seu, foi um momento de sair de si, e ir ao encontro do outro.

Partimos deste lugar, rumo ao auditório, onde atentamente escutaram o testemunho da Irmã Lígia, missionária da Consolata, a “missionar” na amazónia Brasil. Foi um momento interpelativo, cativante e muito entusiasmante. Alguns adolescentes questionaram a Irmã, sobre a forma, como se vestem e o que comem os Yanomami e se há muitos animais selvagens.

Depois de um breve momento para lanchar, realizou-se, no auditório, a atividade do credo, com o apoio das catequistas e membros da equipa, seguido da oração do mesmo em conjunto.

No mesmo local, apelou-se ao desenvolvimento da imaginação à volta do texto de (Mt 4, 18-22), que depois foi proclamado, com solenidade.

Mais uma caminhada agora até ao pátio de entrada, onde aconteceu a surpresa dos peixes como símbolo dos cristãos. Seguiu-se a chamada dos adolescentes, para o momento de adoração, na capela. Pode-se dizer que foi um corolário de uma manhã surpreendente. Foi, na verdade, um momento de adoração, louvor com momentos de oração, silêncio e presença, diante de Jesus Eucaristia.

Bem-haja a todos os que participaram, a todos os catequistas e membros da equipa organizadora. Bem-haja, extensivo aos que há muito tempo pensaram e deixaram-se inspirar, para a realização de um esquema, que funciona e sensibiliza para a descoberta da Vocação.

Formação para catequistas sobre ambientes seguros
25 de Janeiro
, às 09:30
Domingo da Palavra de Deus
26 de Janeiro
Retiro 24, para jovens
1 de Fevereiro
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress