Vaticano vai enviar «pistas para a fase de implementação» às dioceses

Cidade do Vaticano, 30 jun 2025 (Ecclesia) – O Vaticano vai publicar a 7 de julho um documento com “pistas para a fase de implementação” do Sínodo nas comunidades católicas, anunciou hoje a Secretaria-Geral do organismo.

“O texto, organizado em quatro capítulos, pretende oferecer, em primeiro lugar, uma chave interpretativa da fase de implementação do processo sinodal”, indica uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Segundo a apresentação do documento, “a forma sinodal da Igreja está ao serviço da sua missão e qualquer mudança na vida da Igreja tem o objetivo de torná-la maios capaz de anunciar o Reino de Deus e testemunhar o Evangelho do Senhor aos homens e mulheres de nosso tempo”.

As pistas destinam-se, em primeiro lugar, aos bispos diocesanos e equipas sinodais, oferecendo “critérios básicos úteis para que a atualização a nível local esteja em harmonia com a de toda a Igreja”.

A fase de implementação do processo sinodal tem como ponto de referência comum o documento final da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos (2021-2024), aprovado pelo Papa Francisco.

A mais recente Assembleia Geral do Sínodo, cuja segunda sessão decorreu de 2 a 27 de outubro de 2024, teve como tema ‘Por uma Igreja sinodal: participação, comunhão, missão’; o processo começou com a auscultação de milhões de pessoas, pelas comunidades católicas, em 2021, e a primeira sessão sinodal decorreu em outubro de 2023.

Francisco promulgou o documento final e enviou-o às comunidades católicas, sem publicação de exortação pós-sinodal, uma possibilidade prevista na constituição apostólica ‘Episcopalis communio’ (2018), tendo ainda convocado uma inédita Assembleia Eclesial, para 2028.

Na reunião do Conselho Ordinário da Secretaria-Geral do Sínodo, que decorreu a 26 e 27 de junho, no Vaticano, os participantes foram informados sobre o trabalho dos grupos de estudo instituídos pelo Papa Francisco após a primeira sessão da XVI Assembleia Geral.

“O trabalho desses grupos, que foram chamados a entregar ao Santo Padre o fruto de sua reflexão até o final do mês de junho de 2025, sofreu atraso devido à morte do Papa Francisco e à eleição do Papa Leão XIV. Alguns pediram mais tempo. Portanto, de comum acordo com o Santo Padre, foi decidido prorrogar a data de entrega dos relatórios finais para 31 de dezembro de 2025”, indica o comunicado.

Festas nas paróquias: descubra e divulgue
Campo de Férias ‘Raízes’ para jovens
14 de Julho
a 20 de Julho
Shemá
25 de Julho
, às 21:30
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress