Vamos propor formação sobre a JMJ

O nosso objectivo é ajudar a compreender a Jornada Mundial da Juventude para além das questões mediáticas e logísticas.

O Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil vai propor, no primeiro semestre da Escola Diocesana Razões da Esperança (EDRE) de 2022-2023, uma formação sobre as Jornadas Mundiais da Juventude. A EDRE funciona quinzenalmente, à terça-feira, entre as 21h e as 23h, no Seminário de Leiria. Esta nossa proposta vai acontecer na primeira hora, entre as 21h e as 21h50.

Objectivo

O nosso objectivo é ajudar a compreender a Jornada Mundial da Juventude para além das questões mediáticas e logísticas; como uma oportunidade pastoral para os jovens e para toda a Igreja, que leva ao encontro com Cristo através de uma experiência de fé, em Igreja. Para chegar a essa compreensão, iremos abordar alguns elementos fundamentais que caracterizam qualquer JMJ. Falo-e-mos percorrendo os temas, as palavras dos papas e algumas especificidades de jornadas anteriores, preparando, desta forma, a JMJ de Lisboa 2023.

Destinatários

Os destinatários são, naturalmente os animadores pastorais de jovens, equipas do Comité Organizador Diocesano e Vicariais, Equipas de Acolhimento Local, catequistas, sobretudo da adolescência, pessoas directa ou indirectamente envolvidas na preparação da JMJ de Lisboa e toda a comunidade que reconhece na JMJ 2023 uma oportunidade de evangelização.

Datas.

11 e 25 de outubro; 8 e 22 de Novembro; 6 e 20 de Dezembro; 3 e 17 de Janeiro. Entre as 21h e as 21h50 (terças-feiras, quinzenalmente).

Temas:

  • JMJ, uma ‘janela de esperança’; 
  • “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” – JMJ, uma experiência de peregrinação; 
  • “Mestre, onde moras? Vinde e vereis” – JMJ, uma experiência vocacional (Paris 1997); 
  • “Esta é a juventude do Papa” – os papas na JMJ (Roma 2000); 
  • “Vós sois o sal da terra… Vós sois a luz do mundo” – JMJ, universalidade e diversidade da Igreja (Toronto 2002); 
  • “Enraizados e edificados em Cristo… firmes na Fé” – JMJ, evento de multidões que abre caminhos de fé (Madrid 2011); 
  • “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” – JMJ, um evento missionário (Rio de Janeiro 2013); 
  • “Bem-aventurados os que são misericordiosos, porque encontrarão misericórdia” – JMJ uma experiência de acolhimento e partilha (Cracóvia 2016)

Sabias que…

São Bartolomeu dos Mártires é um dos patronos da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023?

São Bartolomeu dos Mártires nasceu em Lisboa, em 1514, e, aos 14 anos, ingressou na Ordem Dominicana, nesta cidade. Foi ordenado bispo, em 1559, e, no mesmo ano, recebeu o pálio de Arcebispo de Braga. Participou da terceira e última etapa do Concílio de Trento (1562-1563). Faleceu em 16 de julho de 1590, reconhecido e aclamado pelo povo como o «Arcebispo santo, pai dos pobres e dos enfermos». Foi canonizado pelo papa Francisco em 2019. A sua festa litúrgica celebra-se a 18 de julho.

Para a JMJ Lisboa 2023, o Comité Organizador Local escolheu 13 patronos, mulheres, homens e jovens que “demonstraram que a vida de Cristo preenche e salva a juventude de sempre”, como afirma o Cardeal-Patriarca, nascidos na cidade que acolhe a JMJ ou que, naturais de outras geografias, são modelos para a juventude.

Testemunho

Fazer parte do grande evento que são as Jornadas Mundiais da Juventude foi uma experiência inesquecível por diversos fatores, mas especialmente por ser um evento em que nos apercebemos realmente das enormes multidões jovens que Cristo continua a mover hoje em dia. Ver milhares de jovens em Cracóvia que ali estavam todos para o mesmo, com a mesma fé, a partilha que existe e o silêncio que se fez sentir no último dia na vigília com o Papa Francisco, será sempre algo que nunca irei esquecer.

Inês Carreira – Paróquia de Fátima – JMJ Cracóvia 2016

A Diocese de Ourense, Espanha, veio visitar-nos

A Diocese de Ourense, Espanha, veio visitar-nos

Em Ourense, Espanha, há 80 jovens que querem participar nos Dias nas Dioceses em Leiria-Fátima.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress