A reorganização pastoral da Diocese de Leiria-Fátima, tornada pública em agosto, chegou a Ourém no passado domingo, dia 17, com a criação oficial da Unidade Pastoral que congrega as paróquias de Alburitel, Nossa Senhora das Misericórdias, Nossa Senhora da Piedade e Seiça.
O ato de formalização desta nova estrutura teve lugar na igreja matriz de Nossa Senhora da Piedade, no decorrer da celebração presidida por D. José Ornelas, à qual se associaram cerca de 15 sacerdotes e fiéis das quatro paróquias.
Na homília, o Bispo diocesano realçou a importância deste novo caminho, “não porque aquilo que se fez até aqui estava mal, mas porque o tempo de hoje é diferente. Como tal, precisamos de lhe (Igreja) dar novos caminhos, com coragem, mas sempre na escuta da Palavra de Deus, nas nossas comunidades, porque é assim que Deus fala ao Seu povo.”
Em seguida, D. José Ornelas explicou o significado da nomeação dos três padres in solidum (em conjunto) para as quatro paróquias, referindo que “era bom que fossem mais, mas não temos. Há outros padres que, já não tendo a plena responsabilidade, estão a ajudar e, sobretudo, vamos ter muito mais a necessidade de leigos que, juntamente com os padres, têm a responsabilidade de ir semeando o Evangelho. Temos de aprender a viver juntos”, afirmou.
O Bispo diocesano evidenciou a necessidade e a importância do trabalho em conjunto numa unidade pastoral, onde todos se devem sentir co-responsabilizados. “Esta é uma forma mais capaz de mobilizar todos. É um caminho que vai recuperar aquilo que eram as igrejas do início. Fomos dividindo muito e ficou o padre encarregado de tudo dentro de uma paróquia, e não tem de ser, nem hoje lhe é possível atender a tudo. Por isso, temos de criar uma dinâmica nova, juntos, renovando esta Igreja e colocá-la ao serviço da construção de um mundo melhor para todos.”
“O trabalhar em conjunto não anula as paróquias”
A Unidade Pastoral de Ourém é agora uma realidade, sendo constituída pela respetiva equipa presbiteral, com os padres Nicodemus Moruk, pároco titular das paróquias de Seiça e Alburitel, padre Joaquim Domingos Luís, pároco titular da paróquia de Nossa Senhora das Misericórdias, e o padre Jorge Guarda, pároco titular da paróquia de Nossa Senhora da Piedade e moderador (coordenador) desta equipa.
Na explicação que deu aos fiéis presentes na celebração do passado domingo, D. José Ornelas fez questão de referir que “os três padres passam a ter a mesma capacidade para realizarem, nas quatro paróquias, o trabalho que é comum a cada padre na sua paróquia, mas cada paróquia tem o seu pároco titular, que é quem a representa, por exemplo, em questões administrativas. Por isso, o trabalhar em conjunto não anula as paróquias”, enfatizou.
Para o padre Jorge Guarda, pároco de Nossa Senhora da Piedade e moderador desta nova unidade pastoral, este “é um primeiro passo que damos, todos juntos e assim, a pouco e pouco, vamos fazendo caminho e preparando o futuro da Igreja”. No final, pediu aos fiéis “que se juntem a nós, nos sugiram, que ‘puxem’ por nós, pois a iniciativa para avançar deve ser de uma parte e de outra e, juntos, havemos de ponderar os passos que deveremos dar”.
No final da celebração, foi assinada a ata de constituição da Unidade Pastoral de Ourém pelos padres, Vigário Geral, bispo diocesano e membros representantes dos conselhos pastorais e económicos das quatro paróquias.
Na vigararia de Ourém serão ainda criadas mais duas unidades pastorais que agregarão, respetivamente, as paróquias de Caxarias, Cercal, Gondemaria, Olival, Urqueira e de Freixianda, Casal dos Bernardos, Formigais, Ribeira do Fárrio e Rio de Couros.