Teve início no dia 17 de novembro, a Unidade Pastoral de Ourém, numa celebração da Eucaristia presidida por D. José Ornelas, na igreja matriz de Nossa Senhora da Piedade. Este momento contou com a presença de cerca de 15 padres e numerosos fiéis, marcando o arranque de um novo modelo de colaboração entre as paróquias de Alburitel, Senhora das Misericórdias, Senhora da Piedade e Seiça, bem como os seus respetivos párocos.
A celebração evidenciou já um espírito de comunhão, com o coro, formado por elementos das quatro paróquias, a dar voz ao início deste percurso conjunto. Este é um desafio novo, que se propõe a incarnar uma visão renovada e mais consciente da Igreja, ajustada aos desafios do futuro.
O bispo e os párocos destacaram a importância de, neste processo, se caminhar juntos, dialogando e discernindo os passos que Deus inspira. A construção desta nova realidade será feita com paciência e humildade, sempre com o objetivo de envolver cada vez mais fiéis na missão comum.
O primeiro passo foi dado. Agora, com confiança e compromisso, a Unidade Pastoral de Ourém prossegue no caminho que a aguarda, unindo forças para construir uma Igreja mais forte e fraterna.