UM VELHO JOVEM

Tudo isto tem a ver com Zenão, o idoso que descobriu que é e será sempre jovem. “O que distingue um velho de um jovem”, diz-me Zenão, “É o futuro.

Um final de ano e princípio de outro, leva-nos sempre a pensar no tempo, no tempo que passou e no que está para vir. O que passou está morto, sem vida, fechou-se para não mais se abrir. O que está para vir tem tudo em aberto, tem futuro. Pode usar-se esse tempo de muitos modos; até se pode não fazer nada…

Tudo isto tem a ver com Zenão, o idoso que descobriu que é e será sempre jovem. “O que distingue um velho de um jovem”, diz-me Zenão, “É o futuro. Dizem que os jovens têm futuro, mas os idosos não. Pois bem, eu sinto que o meu corpo está cansado, gasto, diferente; sinto que já não é o que era. No entanto, continuo a ser eu mesmo. O meu espírito, o meu modo de pensar, de ser, de agir é o mesmo. Não perdi a minha identidade. Muito pelo contrário; ao longo dos anos, o meu espírito tem vindo sempre a crescer. Sinto-me cada vez mais eu. Não aprendi, apenas, a minha profissão; aprendi a conhecer-me, a saber para onde vou. Ou seja, descobri que tenho futuro. Sou jovem!”

A conversa continuou com mais explicações. Dizia-me Zenão que se usa a expressão “futuro promissor” para indicar a possibilidade de se vir a ser feliz, rico, sem preocupações nem sofrimentos, etc. Acrescentou que, pela experiência ao longo da sua longa vida (mais de oitenta anos), nunca vivera em simultâneo todos estes bens: se estava a ser feliz, tinha dificuldades económicas e preocupações; em momentos de desafogo económico, faltava a saúde e vinham as preocupações. Além disso, o cansaço, algum desgosto e várias contrariedades foram constantes na sua vida. O “futuro promissor” era o que o esperava agora, no final da vida. “Sim, Isabel Maria, espera-me a felicidade plena e, melhor ainda, por um tempo infinito. Isto, sim, é ter futuro, um longo e feliz futuro. Por isso me sinto jovem, por ter a garantia, graças à minha Fé, de ter o melhor de todos os futuros possíveis: o Céu! Isto sim, é ser sempre jovem!”

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Leia esta e outras notícias na...

Escrito por:

Partilhar / Print

Share on facebook
Share on twitter
Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.


Obrigado a quem nos ajuda!

Estes são os nossos mais recentes benfeitores:

Se quiser fazer o seu donativo...

Por Multibanco:

Entidade: 21 800
Referência: 351 617 062
Valor: (*)

Obs:
* o mínimo permitido com esta referência é de 10,00€
Os donativos feitos por esta via não permitem identificar o remente.
Se não pretenderem anonimato, devem enviar um email ou sms a informar a oferta: 
gic@leiria-fatima.pt