UM COLO SEGURO

Não é novidade, mas é bom recordar como é seguro o colo de S. José. Santa Teresa de Jesus tinha-lhe muita devoção.

Seguro, seguro, é o colo do pai; e é de pais que nos propomos falar. 

A nossa inspiração também nos chega através de um pai, o Papa Francisco que, no dia da Mãe, a 8 de dezembro de 2020, deu início a um Ano dedicado a S. José, o pai adotivo de Jesus. Faz todo o sentido, pois não há homem que seja pai sem uma mulher que seja mãe do seu filho. O Papa não se ficou por aqui, A partir de 19 de março, inicia-se um ano dedicado à família. Tem razão: assim, a segurança da família fica garantida.

Misteriosamente, no caso de S. José, a segurança vem do Filho adotivo que é o próprio Deus. A tradição costuma representar S. José com o Menino ao colo ou levando-o pela mão. Nossa Senhora é muitas vezes representada só: a Imaculada Conceição, as aparições de Fátima e Lurdes… são disso exemplos. Porém, graças também ao Santo Padre, ficámos a conhecer uma imagem de S. José sem o Menino, aquela em que o padroeiro dos trabalhadores está… deitado a dormir. E é sob uma imagem com esta representação que o Papa Francisco deixa pequenos papéis nos quais escreveu as intenções que o ocupam e põe sob a interceção de S. José. Ali, ficam em segurança.

Não é novidade, mas é bom recordar como é seguro o colo de S. José. Santa Teresa  de Jesus tinha-lhe muita devoção. É considerado o Santo capaz de tornar possíveis as causas impossíveis. No seu colo, Jesus sentia-se aonchegado e protegido. Perto de Jesus, José sentia-se seguro. A grande lição que S. José nos dá é precisamente essa: a de confiar em Deus. É n’Ele que encontra a sua segurança, a certeza de que tudo vai correr bem, mesmo quando parece que está a correr mal.

É a dormir, mediante um sonho, que José conhece o mistério da maternidade de Maria, sua esposa. Imediatamente a leva para sua casa e se responsabiliza pelo seu cuidado e do seu filho. É a dormir que um Anjo lhe dá a conhecer que Herodes quer matar o Menino Jesus. Logo José se levanta e parte para o Egito com a sua família. E é, novamente em sonhos, que o Anjo o avisa de que pode deixar o Egito e voltar para a sua terra. Esta é a primeira grande lição que nos dá S. José. Aceitar, desejar que Deus entre na nossa vida. Com Ele a nosso lado, estamos seguros, podemos “dormir” tranquilos. S. José leva-nos ao colo em segurança! 

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.