Trinta jovens provenientes das paróquias do Arrabal, Cruz da Areia, Meirinhas e Pedreiras participaram no primeiro dos três encontros que o Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil propõe ao Grupo de Preparação para o Crisma F5.
Neste encontro inicial, como forma de apresentação, os jovens trouxeram um objeto que identificasse a sua relação com Deus, algo que fosse sinal da presença de Deus nas suas vidas.
O mote para esta tarde foi o encontro de Jesus com Zaqueu, o pequeno cobrador de impostos que subiu ao sicómoro para ver Jesus. A metáfora da árvore levou estes jovens a identificarem-se, nas várias dimensões da sua vida, com os ramos, o tronco, as folhas, os frutos e as raízes de uma árvore, a árvore que serviu para Zaqueu alcançar Jesus, assim como há tantas oportunidades para ver Jesus nas várias dimensões da vida de cada jovem.
Depois de um tempo de meditação pessoal e da partilha em grupo, os jovens colocaram a sua reflexão diante de Deus num momento de oração comum. Foi aqui que lhes foi entregue uma pequena casa de madeira, percorrendo desta forma o caminho de Zaqueu que, depois de alcançar Jesus subindo à árvore, deixou que o Senhor entrasse em sua casa. Ficou assim aberta a porta para o encontro seguinte que decorrerá no dia 15 de janeiro.
Este projeto F5 tem como objectivo proporcionar aos jovens que se preparam para o Crisma no itinerário normal da catequese, um aprofundamento das suas motivações de fé.