Terceiro dia da visita ‘ad limina Apostulorum

Nesta quarta-feira, o Cardeal D. António Marto presidiu à Eucaristia na Basílica de Santa Maria Maior.
http://lefa.pt/?p=57718

No terceiro dia da visita ad limina Apostulorum dos Bispos de Portugal, estão agendados os seguintes encontros com os organismos da Santa Sé:

· Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos – saudação inicial feita por D. José Cordeiro, presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade;

· Dicastério para a Cultura e a Educação – saudação inicial feita por D. António Augusto, presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé;

· Dicastério para o Clero – saudação inicial feita por D. Vitorino Soares, presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios;

· Dicastério para a Comunicação – saudação inicial feita por D. Nuno Brás, presidente Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, D. Nuno Brás.

Nesta quarta-feira, o Cardeal D. António Marto presidiu à Eucaristia na Basílica de Santa Maria Maior, uma das quatro basílicas papais, e onde está o mais importante ícone mariano: Salus Populi Romano.

Breves informações sobre os organismos da Santa Sé [22 de maio]

DICASTÉRIO PARA O CULTO DIVINO E A DISCIPLINA DOS SACRAMENTOS

O Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos promove a sagrada liturgia segundo a renovação empreendida pelo Concílio Vaticano II. O âmbito da sua competência refere-se a tudo aquilo que, por disposição do direito, compete à Sé Apostólica quanto à regulamentação e promoção da sagrada liturgia e à vigilância para que as leis da Igreja e as normas litúrgicas sejam fielmente observadas por todo o lado.

DICASTÉRIO PARA A CULTURA E EDUCAÇÃO

O Dicastério para a Cultura e a Educação, contribuindo para a plena realização do seguimento de Jesus Cristo, opera em prol do desenvolvimento dos valores humanos nas pessoas no horizonte da antropologia cristã.É constituído pela Secção para a Cultura, dedicada à promoção da cultura, à animação pastoral e à valorização do património cultural, e pela Secção para a Educação, que desenvolve os princípios fundamentais da educação em relação às escolas, aos Institutos de estudos superiores e investigação católicos e eclesiásticos e é competente para tratar os recursos hierárquicos em tais matérias.

DICASTÉRIO PARA O CLERO

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida é competente para a valorização do apostolado dos fiéis leigos, o cuidado pastoral dos jovens, da família e da sua missão segundo o desígnio de Deus, dos idosos e para a promoção e tutela da vida.Ao animar e encorajar a promoção da vocação e missão dos fiéis leigos na Igreja e no mundo, o Dicastério colabora com as diversas realidades eclesiais laicais, para que os fiéis leigos compartilhem, na pastoral e no governo da Igreja, quer as suas experiências de fé nas realidades sociais, quer as próprias competências seculares.O Dicastério exprime a particular solicitude da Igreja pelos jovens, promovendo o seu protagonismo no meio dos desafios do mundo.

DICASTÉRIO PARA A COMUNICAÇÃO

O Dicastério para a Comunicação ocupa-se de todo o sistema comunicador da Sé Apostólica e, em união estrutural e no respeito das respetivas caraterísticas operacionais, unifica todas as realidades da Santa Sé na área da comunicação, para que o sistema inteiro corresponda coerentemente às necessidades da missão evangelizadora da Igreja num contexto caraterizado pela presença e desenvolvimento dos meios digitais, pelos fatores da convergência e interatividade.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress