Surpresa de Deus

O Senhor Dom António Marto trabalhou empenhada e desinteressadamente, na Diocese e muito para além da Diocese.

O Eminentíssimo Senhor Cardeal Dom António Augusto dos Santos Marto foi um presente de Deus, um dom admirável à Igreja de Leiria-Fátima. Foi o Bispo exato, com o carisma próprio, que Deus deu à Igreja de Leiria – Fátima, na hora certa.

O Senhor Dom António Marto trabalhou empenhada e desinteressadamente, na Diocese e muito para além da Diocese. A púrpura, símbolo do sangue, assenta-lhe bem, pois é o reconhecimento do serviço que prestou à Igreja. Deu-se à Igreja que amou e continua a amar de todo o coração. 

 “Não há maior amor do que dar a vida pelos amigos…” E há muitas maneiras de dar a vida, uma das quais é pôr-se ao serviço sem reservas. Isso aconteceu com o Senhor Dom António. Todos sabemos o que lhe foi pedido em relação à saúde.

A Virgem Maria amou o Senhor Dom António Marto com amor de predilecção e ele correspondeu com terno amor filial. Por isso a Virgem de Fátima o chamou para a Sua casa, a pastorear a Sua Diocese. E porque o amor é de natureza a crescer e a dar frutos, o amor da Mãe de Jesus, a sua humildade e ternura transfundiram-se neste Filho predileto, e o amor à Virgem cresceu mais e mais por onde o nosso Bispo passou.  Ele personificou a ternura e humildade da Mãe.    

O Senhor Cardeal Dom António Marto deixou marca indelével na sua passagem: semeou, plantou, cuidou da Seara do Senhor e do Rebanho que lhe foi confiado, conduzindo-o às verdejantes pastagens, com escritos, ensinamentos, acolhimento e disponibilidade, oração, com exemplo de una vida doada. 

 O seu carisma pessoal de proximidade, simplicidade e humildade, ficam em relevo pois não fez aceção de pessoas e a púrpura cardinalícia em nada alterou o seu “estar”. O primeiro Bispo de Leiria ao receber o cardinalato não se tornou diferente nem se afastou da gente simples – pobres, idosos, jovens, “amiguitos e amiguitas” –  “Deixai vir a Mim os mais pequeninos” é uma das facetas do seu carisma. 

O Senhor Cardeal Dom António Marto deixa uma sementeira, uma plantação e iniciativas, que sempre acompanhámos com a oração e interesse missionário, e frutificarão, com toda a certeza, com o Senhor Dom José Ornelas, segundo o dito de S. Paulo: “Paulo plantou, Apolo regou…” porque os Carismas dados pelo Espírito Santo são complementares no Corpo Místico de Cristo. 

Nós, Comunidade das Irmãs Clarissas de Monte Real, jamais podemos esquecer o que foi para nós o Senhor Cardeal Dom António Marto como Pai, Pastor, Irmão e Amigo.  É com imensa saudade e muito pesar que o vemos retirar-se. A nossa oração acompanha-o no seu “retiro” que será muito fecundo sob o terno olhar de Maria, ali mesmo no Seu Solar. Os Santos Pastorinhos de Fátima intercederão, para que rápido se restabeleça.  

Obrigada, Senhor Dom António, pela solicitude que sempre nos dispensou.

Ficará na nossa oração e no coração agradecido desta Comunidade que muito o ama no Senhor e na Senhora mais brilhante que o Sol. Ela sempre o envolverá no seu manto de graça e luz.

Formação para catequistas sobre ambientes seguros
25 de Janeiro
, às 09:30
Domingo da Palavra de Deus
26 de Janeiro
Retiro 24, para jovens
1 de Fevereiro
ENDIAD – Encontro Diocesano de Adolescentes
8 de Março
, às 09:30
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress