Sínodo: D. José Ornelas envia uma saudação a partir de Roma

Para D. José Ornelas, a Assembleia Sinodal representa "uma Igreja que junta irmãos e irmãs de todo o mundo, que pela primeira vez tem mulheres também com direito ao uso da palavra e do voto.

O bispo da diocese de Leiria-Fátima, D. José Ornelas, que é delegado português à Assembleia Sinodal que está a decorrer durante este mês, enviou um vídeo a fazer o ponto da situação do que está acontecer em Roma. Aproveitando um dos intervalos do trabalho, o bispo fala-nos, de maneira muito sucinta, da forma como está a decorrer o encontro. “É um Sínodo que, pela própria arquitetura do local onde nos encontramos, na disposição das mesas onde discutimos em conjunto de todas as partes do mundo, onde o Papa também está presente numa mesa destas, significa já um passo daquilo que nós queremos numa Igreja sinodal”, começa por dizer.

Para D. José Ornelas, a Assembleia Sinodal representa “uma Igreja que junta irmãos e irmãs de todo o mundo, que pela primeira vez tem mulheres também com direito ao uso da palavra e do voto; e que procura caminhos novos, discernindo à luz da oração, da escuta mútua e implorando a presença do Espírito de Deus que procura caminhos novos para a Igreja”.

Esta reunião é mais uma etapa do processo que começou nas comunidades, “que foi progredindo na nossa diocese, que foi progredindo a nível do nosso país e dos continentes e agora chega aqui na busca de caminhos novos para a Igreja em todo o Mundo”, explica. O prelado explica ainda que o Sínodo permite que todos rezem “para que a Igreja possa de facto à luz de Deus os caminhos de que ela precisa para ser mais autêntica, mais verdadeira e que seja capaz de levar Cristo ao Mundo”.

VÍDEO
https://youtu.be/-jSa_FK7y-k
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress