No âmbito da concretização de uma Igreja sinodal, a diocese de Leiria-Fátima continua a sua caminhada pastoral para o triénio 2023-2026, um período dedicado à identificação e formação de candidatos para o grupo de diáconos permanentes.
No dia 1 de maio, o padre Jorge Guarda foi nomeado Diretor do Serviço para o Diaconado Permanente. A sua missão será “criar e acompanhar o desenvolvimento do ministério dos Diáconos na nossa Igreja diocesana”. Esta nomeação vem na sequência do trabalho realizado pelo padre Pedro Viva, a quem a Diocese expressa profundo reconhecimento pelo seu empenho ao longo dos anos.
Para apoiar esta missão, foi constituída uma equipa de colaboradores composta pelo padre Rui Ribeiro, pároco dos Marrazes, Eva Vieira, catequista e professora de EMRC da paróquia de Parceiros, e José Paiva, ministro da comunhão e professor, da paróquia de Pataias. Esta equipa reuniu-se pela primeira vez com o Bispo diocesano no dia 20 de junho, marcando o início oficial dos seus trabalhos.
O calendário definido pela equipa prevê a identificação de candidatos até setembro, a constituição do grupo até ao Natal e o início da formação em janeiro do próximo ano. Para o sucesso desta iniciativa, a Diocese conta com a colaboração dos párocos e responsáveis de comunidades, solicitando a releitura do Decreto e normas sobre o Diaconado Permanente e a indicação de possíveis candidatos.
Os nomes e contactos dos candidatos podem ser enviados para o email diaconado@leiria-fatima.pt, por correio tradicional para o Serviço para o Diaconado Permanente (Seminário Diocesano, Largo Padre Carvalho, 2414-011 Leiria), pelo telefone do padre Jorge Guarda (962 445 325), ou para qualquer membro da equipa.