No dia 11 de junho, no Centro Pastoral Diocesano, no Seminário de Leiria, reuniram-se os párocos dos possíveis candidatos ao diaconado permanente atualmente em formação na Diocese de Leiria-Fátima. Ao convite do Serviço Diocesano para o Diaconado Permanente corresponderam 11 párocos.
Durante o encontro, os membros do referido serviço apresentaram os possíveis candidatos e o respetivo itinerário formativo, solicitando aos pastores o seu apoio e acompanhamento, bem como a integração e o empenho dos candidatos na vida das paróquias de origem.
Os párocos, mesmo os que assumiram recentemente as suas funções nas respetivas comunidades, manifestaram já conhecer os candidatos e expressaram apreço e esperança pelo percurso que estes estão a fazer. Conhecendo-os, assim como às suas famílias, reconhecem os exigentes desafios que enfrentam na conciliação da vida familiar e profissional com a formação e, mais tarde, com o exercício do ministério do diaconado.
No final, considerou-se que o encontro foi útil e proveitoso, devendo ser repetido pelo menos uma vez por ano, para reforçar a colaboração entre as várias partes envolvidas no discernimento e na formação vocacional dos futuros diáconos permanentes.
Atualmente, existem 19 possíveis candidatos, provenientes das paróquias de Amor, Arrabal, Batalha, Bidoeira, Fátima, Gondemaria, Marinha Grande, Marrazes, Milagres, Nossa Senhora das Misericórdias (Ourém), Ortigosa, Pedreiras, Pousos, Reguengo do Fetal e Santa Catarina da Serra. O seu itinerário de discernimento e de formação específica decorre desde o início de fevereiro do presente ano, ao ritmo de um sábado por mês.
Entretanto, os candidatos que não possuem formação teológica estão a frequentar o curso Bíblia e Teologia promovido pelo Centro Diocesano de Formação e Cultura. A fase propedêutica concluir-se-á com um retiro, de 4 a 6 de julho. Só então será feita a avaliação que determinará se prosseguem ou não para a formação específica para o diaconado permanente.