Seminarista Jorge Fernandes é acólito

O dia 13 de julho começou bem cedo para o Seminário de Leiria. Entre as 5h30 e as 7h00, juntamente com os jovens dos Convívios Fraternos da nossa diocese, participámos  na vigília noturna do Santuário de Fátima e rezámos com os peregrinos que enchiam a basílica de Nossa Senhora do Rosário.

13-julho-2019-e1563813196409.jpg

No entanto, o momento mais importante do dia estava marcado para a tarde. Às 18h30, sob a presidência do bispo diocesano, cardeal D. António Marto, participámos na Eucaristia comemorativa da dedicação da nossa catedral.
A seguir ao evangelho, foi chamado aquele que ia ser instituído no ministério dos acólitos: Jorge Manuel Pombo Fernandes. A sua resposta foi pronta: «Presente!» Como acólito, é sua missão “ajudar os presbíteros e diáconos no desempenho das suas funções e distribuir aos fiéis, incluindo os doentes, como ministro extraordinário, a sagrada Comunhão” (Rito da Instituição dos Acólitos).

IMG_1528
IMG_1567
IMG_1570

Terminada a homilia, pedimos a Deus que derramasse as suas bênçãos sobre ele e o Sr D. António entregou-lhe um vaso com hóstias, dizendo: “Recebe este vaso com o pão para a celebração da Eucaristia, e vive de tal modo que possas servir dignamente a mesa do Senhor e da Igreja” (Rito da Instituição dos Acólitos).
Parabéns, Jorge, por mais este passo na tua caminhada vocacional!

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Leia esta e outras notícias na...