Semana Nacional da EMRC dá a conhecer disciplina enquanto «lugar de Encontro com a Liberdade»

De 27 a 31 de maio a Semana Nacional da Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) vai animar as escolas de todo o país com atividades em centenas de escolas, um webinar sobre «educação e liberdade» e uma exposição virtual.
http://lefa.pt/?p=57734

Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) apresenta contributo para a democracia e a liberdade no cinquentenário do 25 de abril de 1974

De 27 a 31 de maio a Semana Nacional da Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) vai animar as escolas de todo o país com atividades em centenas de escolas, um webinar sobre «educação e liberdade» e uma exposição virtual.

“Queremos tornar presente a identidade e missão da EMRC e dos seus professores” e permitir o “encontro e a colaboração dos protagonistas da EMRC nos diferentes âmbitos: escolar, diocesano e nacional”, explica Jorge Novo, coordenador da Semana Nacional da EMRC.

Na comemoração dos 50 anos do 25 de abril de 1974 a disciplina, de oferta obrigatória em todo o sistema de ensino português, procura dar a conhecer o seu contributo “para a educação e formação integral dos alunos”.

“Esta Semana é especial para a EMRC porque a celebramos naquilo que é o seu papel fundamental na educação e formação integral dos alunos. Celebramos as suas diversas concretizações nas diferentes escolas portuguesas. Oferece uma oportunidade de desenvolver um diálogo interdisciplinar mostrando como as questões da ética, da religião, dos princípios e valores, fazem parte do desenvolvimento harmonioso do humano”, desenvolve o responsável.

Sob o tema «EMRC: Lugar de Encontro com a Liberdade», a semana conta com atividades preparadas e pensadas em centenas de escolas, dioceses e três de âmbito nacional. Todas podem ser identificadas e acompanhadas numa plataforma virtual.

Exposição virtual dá a conhecer história dos Manuais da EMRC

Ainda antes do 25 de abril de 1974 as denominadas ‘Aulas de Religião’ já apresentavam temas de reflexão ético-moral a partir do património judaico-cristão.

A exposição virtual reúne os programas e os manuais de uma disciplina confessional que nascendo antes da democracia se constituiu, desde cedo, como ‘espaço de liberdade, de reflexão, e de construção de projetos de vida com vista ao bem comum”, reforça Jorge Novo.

Webinar reúne personalidades da cultura e educação

A 28 de maio, pelas 18h00, a Semana Nacional da Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) dinamiza o Webinar «Diálogo(s) sobre a Educação, a EMRC e a Liberdade».

A iniciativa vai analisar o estado da educação e o papel da EMRC na formação das novas gerações “num mundo em que o valor da liberdade se afigura como fundamental e decisivo”.

Figuras como Pedro Abrunhosa, José Rui Teixeira, Mariana Carvalho, Ernesto Diaco, Raquel Pérez Sanjuán, Sofia Fonseca, Fernando Moita e D. António Augusto Azevedo, participam em novo momento marcante da Semana Nacional da EMRC. De participação livre e inscrição obrigatória, em formulário online disponível AQUI, a iniciativa tem a moderação a cargo de Afonso de Sousa, jornalista da Antena 1.

Cópia de Semana Nacional EMRC 2024_v1 - 1

Atividades disponíveis em escolas de todo o país

Ao longo da semana vão realizar-se mais de seis dezenas de atividades, ao nível das escolas e das dioceses. Pode consultar todas as atividades da Semana Nacional da Educação Moral e Religiosa Católica neste link: https://www.calameo.com/books/0065539946e4b2a077fdb

Subsídios

Link para acesso a toda a «Agenda» da Semana Nacional da Educação Moral e Religiosa Católica https://forms.gle/2dm268tNZCf8tiuPA

Link para inscrição no Webinar «Diálogo(s) sobre a Educação, a EMRC e a Liberdade» https://bit.ly/4awOyDt

Oração Universal para as Eucaristias do Domingo da Santíssima Trindade (26 de maio de 2024) https://bit.ly/3WMEcMt

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress