Semana Nacional Cáritas: o Amor que transforma

Nos próximos dias 5 a 12 de março, a rede nacional Cáritas celebra a Semana Nacional Cáritas com o mote “O Amor que Transforma”.
http://lefa.pt/?p=52125

Nos próximos dias 5 a 12 de março, a rede nacional Cáritas celebra a Semana Nacional Cáritas com o mote “O Amor que Transforma”. Esta é uma iniciativa que junta toda a rede Cáritas em Portugal dando visibilidade à ação da Cáritas no apoio direto a todas as pessoas que por alguma razão precisam de ajuda. Em todo o país, multiplicam-se atividades de reflexão sobre a ação social e atividades de animação pastoral.

A nível nacional o destaque está no Peditório Público Nacional. Nestes dias uma verdadeira onda de voluntários e amigos da rede Cáritas espalha-se por todo o país apelando ao contributo de todos os portugueses como forma de expressarem a sua solidariedade. Mas, seja na rua ou em formato online, todas as todos podem ajudar a reforçar a ação da Cáritas no combate à pobreza e exclusão social.

A rede nacional Cáritas desenvolve atividade e projetos com vista ao bem-estar e integração das pessoas com multifragilidades, adequando as prioridades às necessidades locais. As principais áreas de intervenção da rede nacional Cáritas são: inserção social e empregabilidade; resposta a necessidades básicas; pagamento de despesas de emergência; acompanhamento a vítimas e pessoas vulneráveis; integração de migrantes e refugiados.

“A Cáritas tem ajudado muito na minha situação, é como uma mão amiga. Aprendo e convivo com outras pessoas, assim não fico tanto tempo sozinha.” – I.G., beneficiário do projeto “Novo Sentido” da Cáritas Diocesana de Aveiro para a inclusão social de pessoas em situação de sem-abrigo.

“Estamos empenhados em dar esperança, promovendo a proximidade e a dignidade de todos aqueles a quem servimos. Esta é a nossa missão e a força da nossa identidade que não nos permite desistir. Para isto, trabalham todos os dias os muitos voluntários, colaboradores e dirigentes e este é também o momento de celebrar esse seu empenho e de agradecer.” Rita Valadas, presidente da Cáritas Portuguesa.

Transformar em Amor aquilo que nos condiciona é uma das principais forças da rede Cáritas. Por isso a nossa campanha deste ano reforça a importância do apoio ao nosso trabalho através do Peditório Nacional Público. A Cáritas é a oportunidade de converter os “ou” da vida num gesto concreto de solidariedade.

Anualmente a Cáritas apoio cerca de 120 mil pessoas em atendimento social através da rede nacional das Cáritas Diocesanas e dos muitos grupos paroquiais que estão espalhados por todo o país. A nível nacional existem dois programas de apoio à rede: Inverter a Curva da Pobreza e Prioridade às Crianças. Através destes programas a Cáritas Portuguesa reforça a ação da rede nacional na resposta a situações especificas que implicam, nomeadamente, a atribuição de vales de alimentos e bens essenciais e o pagamento de despesas urgentes relacionadas com a habitação, saúde e educação, por exemplo. No seu conjunto, em 2022 estes dois programas apoiaram mais de 7.500 pessoas e cerca de 150 crianças.

No atual contexto podemos dizer que o desemprego, baixos rendimentos e reformas insuficientes são as principais causas que levam a solicitar apoio à rede Cáritas. As despesas relacionadas com a habitação (rendas, eletricidade, água e gás) e despesas relacionadas com a saúde são os motivos de maior fragilidade das famílias em Portugal.

O aumento do custo de vida e a sucessiva sobreposição de crises sociais desafiam também a capacidade de resposta da própria rede Cáritas que sente o aumento dos custos de gestão em contraste com um decréscimo de disponibilidade por parte dos doadores e os atrasos nas medidas com vista à sustentabilidade das respostas sociais. Apesar disto acreditamos no impacto do trabalho que realizamos e agradecemos a todos os que o tornam possível através das suas doações.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress