Semana dos Seminários de 31 de outubro a 7 de Novembro

Esta semana será uma oportunidade para renovar nas comunidades o anúncio da vocação sacerdotal, particularmente junto dos adolescentes e jovens.

A Semana de Oração pelos Seminários de 2021 decorre de 31 de outubro a 7 de novembro e tem como frase inspiradora a citação do evangelho segundo S. Marcos «Estabeleceu doze para estarem com Ele e para os enviar a proclamar». «A referência ao Evangelho, sempre decisiva em todos os aspetos da vida cristã e da ação pastoral da Igreja, ajuda-nos a olhar para a realidade dos seminários como um tempo e um espaço para que aquele que é chamado à vocação presbiteral esteja com Cristo, aprofunde a sua intimidade com Ele, faça caminho com Ele, para depois se enviado a proclamar a boa nova e servir os seus irmãos. O estar com Jesus aparece como condição prévia e indispensável para o envio em missão.» (D. António Augusto Azevedo, Presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios.

Esta semana será uma oportunidade para renovar nas comunidades o anúncio da vocação sacerdotal, particularmente junto dos adolescentes e jovens. Por outro lado, é também ocasião para reforçar a ligação dos diocesanos ao Seminário, como lugar onde os candidatos se configuram com Cristo e se preparam para servir o Povo de Deus.

Notas sobre a vida do Seminário

No seminário maior há dois seminaristas no Seminário dos Olivais, em Lisboa. O Micael Ferreira terminou o 5º ano do mestrado integrado em Teologia e está agora a frequentar o ano pastoral. Em julho deste ano foi instituído acólito. Presentemente, está a realizar a sua atividade pastoral aos fins de semana nas paróquias da Azoia e Barosa. O Miguel Francisco está a frequentar o 2º ano na faculdade de Teologia e continua o seu percurso no Seminário dos Olivais. Aos fins de semana realiza as suas atividades pastorais na diocese de Lisboa.

 O diácono Jorge Fernandes fez a sua ordenação sacerdotal no dia 25 de abril. Terminado o estágio pastoral, continuou ao serviço da paróquia da Marinha Grande.

Para o Seminário em Família, o ano passado foi um tempo de recomeço. Nos dois encontros vocacionais “Vem Ver+” esteve presente um número significativo de adolescentes e jovens, alguns já a frequentar o ensino superior. Deixaram a esperança de se poder contar com eles para futuro acompanhamento.

Para a  FOS – Família de Oração pelo Seminário, a oração compromete na causa das vocações. Por isso, continua-se a reforçar o convite a todos os diocesanos para que rezem pelas vocações sacerdotais. Mensalmente São convocados os membros da FOS para um momento de oração no Seminário e é enviado um esquema de oração para que o possam fazer também em casa ou na sua comunidade. O Seminário vai passar a enviar todos os meses aos párocos um esquema de oração pelas vocações.

Actividades previstas

Para a vivência desta Semana de Oração pelos Seminários, são propostas as seguintes atividades: vigília de oração diocesana no dia 5 de novembro, às 21h00, na igreja do Seminário, sob a presidência do bispo, D. António Marto; catequese para adolescentes; oração do Rosário; Eucaristias dominicais ou feriais com referência ao tema na homilia a partir da mensagem, oração universal e oração pelos Seminários; e peditório a favor do Seminário no domingo 7 de novembro.

Para ajudar as comunidades a dar atenção a esta Semana, estão a ser distribuídos os cartazes e pagelas com a oração.

CARTAZ
http://l-f.pt/ywZ6
RELATÓRIO DE CONTAS
http://l-f.pt/awXJ

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Leia esta e outras notícias na...

Escrito por:

Partilhar / Print

Share on facebook
Share on twitter
Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.


Obrigado a quem nos ajuda!

Estes são os nossos mais recentes benfeitores:

Se quiser fazer o seu donativo...

Por Multibanco:

Entidade: 21 800
Referência: 351 617 062
Valor: (*)

Obs:
* o mínimo permitido com esta referência é de 10,00€
Os donativos feitos por esta via não permitem identificar o remente.
Se não pretenderem anonimato, devem enviar um email ou sms a informar a oferta: 
gic@leiria-fatima.pt