Semana dos Seminário de 1 a 8 de Novembro

O Seminário convida toda a diocese a rezar intensamente por esta intenção: "Rogai, portanto, ao Senhor da messe para que envie trabalhadores para a sua messe."

«Jesus chamou os que queria e foram ter com Ele» (Mc. 3,13): esta é a palavra inspiradora da Semana dos Seminários de 2020 que vai acontecer de 1 a 8 de novembro. «Ela apresenta de modo sintético os elementos estruturantes da vocação: o chamamento do Senhor e a resposta dos discípulos, confirmada pela decisão de ir ter com Ele. (…) A vocação sacerdotal é, de facto, da ordem do mistério, do mistério da liberdade divina que se entrelaça com a liberdade do homem.» (D. António Augusto Azevedo)

Procurando cumprir a sua missão, o Seminário propõe dois objetivos para a Semana dos Seminários: em primeiro lugar, convida toda a diocese a rezar intensamente por esta intenção: “Rogai, portanto, ao Senhor da messe para que envie trabalhadores para a sua messe.” (Mt 9, 38); em segundo lugar, deseja reforçar os laços de proximidade entre o Seminário e as comunidades cristãs da diocese.

Algumas informações sobre o Seminário

SEMINARISTAS

O Miguel Francisco, natural do Souto da Carpalhosa, iniciou em Setembro o seu percurso na Faculdade de Teologia da UCP. Feito o Tempo Propedêutico, está agora no primeiro ano de Seminário dos Olivais.

O Micael Ferreira continua o seu percurso de formação no Seminário dos Olivais e frequenta o 5º e último ano do Mestrado Integrado em Teologia na UCP. A sua atividade pastoral desenvolver-se-á este ano nas paróquias da Boa Vista e Santa Eufémia.

ESTAGIÁRIO

O Jorge Fernandes terminou o seu tempo de formação no Seminário dos Olivais e foi ordenado diácono no dia 26 de Julho. Desde Setembro está a fazer o seu estágio pastoral na paróquia da Marinha Grande.

SEMINÁRIO EM FAMÍLIA

O Seminário em Família está a viver tempos particularmente difíceis. A pandemia veio aumentar a dificuldade em realizar os encontros vocacionais e o acompanhamento individual. No entanto, existe a certeza de que Deus continua a bater à porta de jovens da nossa diocese para que se perguntem sobre o caminho a que Ele os chama. Irão manter-se as atividades, com as condições de segurança que os tempos presentes impõem. Chama-se particularmente à atenção dos encontros vocacionais: é um primeiro contacto com o Seminário, o princípio de tudo. Será necessário o empenho dos párocos e das comunidades cristãs.

É BELO SER PADRE!

O ano passado, foi visitada a vigararia de Porto de Mós e iniciou-se a da Marinha Grande. Nos últimos sete anos, foram percorridas todas as paróquias da Diocese, com exceção da Maceira e Marinha Grande, devido à pandemia da COVID 19. Assim que for possível, dar-se-á continuidade a este projeto.

FOS

São cerca de 400 os que, mensalmente, assumem o compromisso de rezar pelas vocações sacerdotais. Alguns elementos são fiéis ao momento de oração no Seminário. O seu testemunho de fidelidade é um grande incentivo. Ao longo deste ano, deseja-se reforçar os laços entre os membros da FOS.

SEMINÁRIO EM DIA ABERTO

É a sexta vez que se promove o SEMINÁRIO EM DIA ABERTO. Tem sido uma oportunidade para conhecer a casa, a instituição, os sacerdotes e seminaristas e, acima de tudo, aprofundar a beleza da vocação sacerdotal.

As exigências da atual pandemia não deixam abrir as portas do Seminário para receber adolescentes de toda a Diocese, como tem sido prática nos últimos anos. Mas esta iniciativa é para continuar a realizar-se.

É feito um especial convite aos adolescentes do 9º e 10 ano para viverem a 6ª edição deste SEMINÁRIO EM DIA ABERTO nos seus grupos de catequese. Os materiais serão atempadamente enviados, para que os catequistas possam preparar e dinamizar esta proposta, que culminará com um encontro online, via ZOOM, no domingo, dia 8 de novembro, às 16h00, para todos os que abraçaram esta proposta.

O programa é o seguinte:

ATÉ AO DIA 8 DE NOVEMBRO: Realização, nos vários grupos de catequese, da proposta SEMINÁRIO EM DIA ABERTO que será enviada, com todos os materiais necessários, mediante inscrição.

SÁBADO, 7 DE NOVEMBRO: 21H30 – Vigília de Oração pelos Seminários, no Seminário de Leiria, para os grupos que quiserem participar.

DOMINGO, 8 DE NOVEMBRO: 16h00 – Reunião ZOOM onde é feita a partilha do que foi feito em cada grupo e será encerrarada a Semana dos Seminários.

As inscrições fazem-se aqui http://bit.ly/sdldiaaberto até ao dia 23 de outubro.

VIGÍLIA DE ORAÇÃO

Tem sido e continuará a ser um dos momentos altos da Semana dos Seminários. Por isso, convidam-se os inscritos no Seminário em Dia Aberto, os membros da FOS e as comunidades cristãs a estarem presentes no sábado, dia 7, às 21h30, na igreja principal do Seminário. De acordo com as normas em vigor, há espaço para cerca de 75 pessoas.

MATERIAIS DA SEMANA DOS SEMINÁRIOS

Os materiais relativos à Semana dos Seminários podem ser descarregados aqui: https://bit.ly/2H81LLm

O material impresso (cartazes e pagelas) será distribuído pelas paróquias nos próximos dias.

Materiais Semana dos Seminários:
https://bit.ly/2H81LLm
Inscrições SEMINÁRIO EM DIA ABERTO:
http://bit.ly/sdldiaaberto

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.