Semana de Oração pelos Seminários no Colégio de São Miguel

Vieram à nossa escola os padres José Augusto e Rui Ruivo, da equipa responsável pelo seminário da diocese de Leiria-Fátima, abordar o tema “Para estarem com Ele e para os enviar a proclamar” (Mc 3, 14).

Nos dias 2 e 3 de novembro, decorreu a semana de oração pelos Seminários nas aulas do 12.º ano de Educação Moral e Religiosa Católica, no Colégio de São Miguel. 

Vieram à nossa escola os padres José Augusto e Rui Ruivo, da equipa responsável pelo seminário da diocese de Leiria-Fátima, abordar o tema “Para estarem com Ele e para os enviar a proclamar” (Mc 3, 14).

Estes encontros tiveram algumas dinâmicas como a chuva de ideias sobre o que cada aluno achava que era o seminário, jogo da confiança e apresentação de alguns objetos importantes e significativos na vivência do dia a dia dos nossos dois convidados.

Entre muitas coisas que foram ditas, foi realçado que a caminhada percorrida para se chegar a padre, nunca é feita de forma isolada. É-se padre porque Deus chama e envia. E para se escutar a voz de Deus, é preciso fazer silêncio, caso contrário corre-se o risco de ouvir, mas não escutar.

O seminário ajuda a ver melhor o caminho. Sabe-se onde se está, mas não se sabe para onde se vai. Aparecem obstáculos e é preciso confiar.

Após algumas questões colocadas pelos alunos, foi dito que para Deus há um lugar para todos. Há que perceber qual é o nosso lugar. Às vezes aquilo que achamos que é, pode não ser. Deus tem um percurso de vida para cada um de nós.

Ao terminar, rezou-se pelos seminários, para que sejam comunidades de discípulos, onde se vive a comunhão, a participação e a missão. Pediu-se ao Senhor que conceda aos adolescentes e jovens a coragem decidida de contemplar as realidades mais belas e mais profundas da vida e de conservar sempre um coração livre. E que ilumine com os dons do Espírito Santo, o nosso Bispo e os nossos padres, para que sejam sempre fiéis ao dom do seu sacerdócio. 

Foi bonito ver e sentir a alegria com que estes dois sacerdotes falaram aos nossos queridos alunos finalistas. Certamente, as suas palavras e testemunho tocaram os corações de muitos. Fica a pergunta: E tu, se ouvires a voz do Senhor, qual vai ser a tua resposta?

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

Leia esta e outras notícias na...