Semana de Oração pelas Vocações convida a “sonhar os sonhos de Deus” com São José

Na diocese de Leiria-Fátima o dia reveste-se de ainda mais importância, já que irá receber um novo sacerdote. O diácono Jorge Fernandes irá ser ordenado na Sé de Leiria às 16h00 e a Missa vai ser transmitida pela televisão Canção Nova e através dos canais da Diocese.

Nos dias 18 a 25 de abril decorrerá a 58ª Semana de Oração pelas Vocações. O tema é: “sonhar os sonhos de Deus”.

Na sua mensagem, o bispo D. António Azevedo, presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, afirma que, “para os cristãos, [esta semana] tem um sentido especial: somos convidados a intensificar a oração pelas vocações consagradas”. Acrescenta ainda que “esta intenção já está presente na oração quotidiana de muitas pessoas e comunidades cristãs mas, durante estes dias, é toda a Igreja que se une na mesma prece ao Senhor da messe para que envie mais trabalhadores para a sua messe”.

O ponto culminante desta semana é a celebração do 4º domingo da Páscoa, Domingo do Bom Pastor. “Esta feliz coincidência evidencia que, na oração, nos dirigimos a Deus por Cristo e com Cristo, o pastor que deu a sua vida pelas suas ovelhas, aquele que ressuscitou dos mortos e pelo Espírito continua a conduzir o seu povo, chamando alguns para exercerem o ministério pastoral em seu nome”, explica o prelado.

Na diocese de Leiria-Fátima o dia reveste-se de ainda mais importância, já que irá receber um novo sacerdote. O diácono Jorge Fernandes irá ser ordenado na Sé de Leiria às 16h00 e a Missa vai ser transmitida pela televisão Canção Nova e através dos canais da Diocese.

Dois dias antes, sexta-feira, às 21h30, na igreja paroquial da Marinha Grande, haverá uma vigília de oração pelas vocações, presidida pelo Sr D. António Marto, transmitida também pela internet para poder ser acompanhada nas comunidades diocesanas.

Na sua mensagem para esta ocasião, o Papa Francisco propôs S. José como o “guardião das vocações”, uma inspiração pela forma como acolheu o “sonho” de Deus para a sua vida e o foi alimentando na fidelidade a Deus no seu dia a dia. Aí, o Papa afirma que “Deus vê o coração (cf. 1 Sam 16, 7) e, em São José, reconheceu um coração de pai, capaz de dar e gerar vida no dia a dia. É isto mesmo que as vocações tendem a fazer: gerar e regenerar vidas todos os dias. O Senhor deseja moldar corações de pais, corações de mães: corações abertos, capazes de grandes ímpetos, generosos na doação, compassivos para consolar as angústias e firmes para fortalecer as esperanças”.

Como é hábito, a Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios disponibilizou materiais para ajudarem na dinamização desta semana que podem ser descarregados no seguinte endereço: http://ecclesia.pt/cevm

Mensagem do Papa Francisco
http://l-f.pt/VXH
Mensagem de D. António Azevedo
http://l-f.pt/xLA
Materiais
http://ecclesia.pt/cevm

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.