Semana Cáritas começa no próximo domingo: a resposta é (ainda mais) urgente

O lema escolhido para este ano é: “Cáritas, o amor que transforma”. Também é um momento de grande importância porque se assinala os 65 anos da Cáritas em Portugal.

Na próxima semana de 28 de fevereiro a 7 de março, realiza-se a Semana Nacional Cáritas, é uma iniciativa que junta toda a rede Cáritas em Portugal. É uma semana durante a qual se procura evidenciar a ação da Cáritas no combate à pobreza e à exclusão social. O lema escolhido para este ano é: “Cáritas, o amor que transforma”. Também é um momento de grande importância porque se assinala os 65 anos da Cáritas em Portugal.

Por motivo do confinamento, este ano a Semana Cáritas será feita através da comunicação social e das redes sociais, com reflexões sobre a ação social, animação e iniciativas de angariação de fundos. Esta é uma das formas que os diocesanos de Leiria-Fátima, tem de participar e interagir nesta causa solidária.

Em tempo normal, era feito o tradicional peditório de rua e nas celebrações dominicais, cujo ofertório revertia para Cáritas Diocesana que sempre foi, e é, localmente, uma resposta aos problemas e apelos de muitas famílias que vivem momentos de fragilidade e que se acentuou com estes largos meses de pandemia, em que muitos não tem qualquer rendimento e que necessitam de alimentação, medicação, vestuário, pagamento de rendas, água, luz e gaz. São momentos dramáticos que muitos estão a viver ao ponto de lhes ser proporcionado a ajuda psicológica.

A Cáritas é uma instituição construtora para uma sociedade solidária e participativa e está presente nos diferentes contextos, segundo as necessidades existentes. É um trabalho multifacetado, só assim pode cumprir a sua missão primordial que é o de ser testemunha da fraternidade na comunidade cristã para com os mais desprotegidos, a partir da ação social da Igreja, que tem sempre a preocupação de acolher, escutar, ajudar e acompanhar, sem olhar à condição da raça, cor, religião ou política, estando aberta a todos. A Cáritas coloca a pessoa no centro de tudo quanto faz, para que a sua dignidade seja respeitada e defendida.

Na sua mensagem da Quaresma deste ano o Sr. Bispo diz-nos: ”A Quaresma é para os cristãos uma ocasião bela e propícia para cuidarmos do nosso espaço interior a fim de reencontrar o essencial das nossas vidas e renovar a nossa relação com o Senhor e com os outros, nossos irmãos. (..) O cuidado recíproco leva-nos a percorrer o caminho da solidariedade ativa quer na responsabilidade pelo bem comum quer no apoio aos mais pobres e necessitados.”

Também o Papa Francisco na sua mensagem para esta Quaresma diz: “A caridade é o impulso do coração que nos faz sair de nós mesmos gerando o vínculo da partilha e da comunhão.

Façamos da nossa Quaresma a partilha com a Cáritas Diocesana de Leiria para que se possa continuar a distribuir bens de primeira necessidade, aos mais frágeis e necessitados que estão a ser atingidos por esta pandemia.

O Presidente da Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima
José Marques de Sousa

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.