Fátima, 12 nov 2025 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional de Liturgia (SNL) divulgou este mês quatro novas publicações, com temas que vão das ‘Alfaias litúrgicas JMJ Lisboa 2023’ ao ‘Itinerário mistagógico sobre a Missa’. Os livros podem ser consultados online na página deste organismo da Conferência Episcopal Portuguesa.
O livro ‘Alfaias litúrgicas JMJ Lisboa 2023 | Arquitetura e Artes para a Liturgia: que lugares?’ apresenta uma celebração artística e espiritual da Jornada Mundial da Juventude realizada em Lisboa, em agosto de 2023. No prefácio, D. Américo Aguiar, bispo de Setúbal e coordenador do comité organizador, destaca a beleza e simplicidade das alfaias criadas pelo mestre Avelino Leite e executadas por Domingos Guedes. A obra documenta o processo de criação dos objetos litúrgicos, como cálices, píxides e ostensórios, evidenciando a tradição da arte sacra portuguesa.
O SNL lançou também a coleção ‘Cadernos Kalós’, com artigos da I Jornada Nacional de Arquitetura e Artes para a Liturgia (2024), e novas traduções de textos patrísticos, como ‘Santo Agostinho: Sermões III – Atos dos Apóstolos e Cartas’, com introdução e notas de frei Isidro Lamelas.
Por fim, o livro ‘Itinerário mistagógico sobre a Missa’, recomendado pelo Papa Leão XIV, oferece um percurso formativo para compreender a participação na Eucaristia, promovendo a celebração ativa e a vivência do Domingo como fonte de fé e vida cristã.