Fátima, 03 jan 2025 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional de Liturgia (SNL), da Conferência Episcopal Portuguesa, lançou o livro ‘A Indulgência Jubilar’, um guia em formato de bolso para ajudar os fiéis a obterem a Indulgência plenária, uma das graças do Ano Santo 2025, que a Igreja Católica celebra sob o tema “peregrinos de esperança”.
O jubileu, o 27.º da história da Igreja, teve início na noite de Natal, com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, pelo Papa Francisco. O SNL explica que a Indulgência é concedida aos fiéis que realizem uma peregrinação a lugares sagrados designados, participem em Missões populares, retiros ou encontros formativos, ou visitem pessoas em necessidade. Também os fiéis impossibilitados de participar presencialmente poderão beneficiar desta graça em condições específicas, descritas no livro.
Além desta publicação, o secretariado disponibilizou outros recursos, como ‘Textos Litúrgicos – Normas sobre a Concessão da Indulgência Jubilar’ e as 17 catequeses do Papa Francisco, reunidas no volume ‘O Espírito e a Esposa’, editado de forma acessível para promover uma espiritualidade centrada em Cristo. O Ano Santo encerrará a 6 de janeiro de 2026.