Sé de Leiria celebra a sua dedicação no dia 13 de julho

Na igreja catedral, haverá missa presidida pelo bispo diocesano, D. José Ornelas, às 19h15. 
http://lefa.pt/?p=53616

No próximo dia 13 de julho, quinta-feira, celebra-se a solenidade do aniversário da dedicação da catedral de Leiria, que teve lugar no ano de 1574. Na igreja catedral, haverá missa presidida pelo bispo diocesano, D. José Ornelas, às 19h15. 

A dedicação da catedral
A dedicação de uma igreja é a celebração mediante a qual o bispo consagra a Deus um lugar ou edifício de culto, destinando-o a espaço sagrado, onde os fiéis acorrem para a oração e para receberem do Alto as graças divinas. O aniversário deste ato é celebrado, na própria catedral, como solenidade, e nas outras igrejas da diocese, como festa, em sinal de comunhão e de pertença à mesma porção do povo de Deus. 

A igreja catedral tem grande significado simbólico para a Diocese. Nela está a cátedra ou sede do Bispo, sinal da sua missão de pastor e de mestre da fé para a Igreja particular ou diocese e sinal também de unidade e comunhão dos crentes na mesma fé. Por isso, a Igreja recomenda aos fiéis que tenham amor e veneração para com a catedral, para os quais contribui a participação no aniversário da sua dedicação.

A atual catedral de Leiria
Quando a Diocese de Leiria foi criada, em 1545, a sua primeira catedral foi a igreja de Nossa Senhora da Pena, no interior do castelo. Posteriormente, cerca de 1548, a sede da diocese passou para a igreja de S. Pedro, na encosta do castelo, até que se construísse a nova catedral. Esta, a atual, começou a ser edificada em 1559, foi consagrada em 1574 e só depois se construíram a sacristia e outras dependências. Está classificada como monumento nacional desde 2014. Em 2005, sob a coordenação de Virgolino Ferreira Jorge, foi publicado o livro “Catedral de Leiria – História e arte”, que permite conhecer mais profundamente o monumento. 

Note-se que as palavras sé e catedral têm o mesmo significado, pelo que se pode usar uma ou outra para designar a igreja onde o bispo tem a sua cátedra ou sede. Não é correta a designação sé catedral. Deverá dizer-se antes igreja da sé ou igreja catedral.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress